terça-feira, 10 de março de 2009

Crise Económica e a Tailândia - Ultimas


Acabo de receber os números relativos ao desempenho da economia na Tailândia em Fevereiro e dá para pensar.

As receitas fiscais sofreram uma queda de 23.48 mil milhões de bath em Fevereiro, o que representa 22.2% menos do que em Janeiro e 29,1% menos do que no mesmo mês em 2008. Até este momento, e após 5 meses do exercício no ano fiscal tailandês, a quebra da receita é de 8,4%, mas, a continuar a este ritmo, as expectativas apontam para uma quebra anual de cerca de 20% ou pior!

Outro indicador importante não só pelo peso nas receitas fiscais mas pelo que representa em relação à queda no consumo é o do IVA que caiu em Fevereiro 25.23% comparando com Fevereiro de 2008.

Estes números vêm por ainda mais pressão sobre a política do Governo da distribuição de 2.000 bath a todos os que têm um rendimento inferior a 15.000 bath mensal que quase todos os sectores criticam fortemente por ser uma medida com fins unicamente eleitorais e sem um mínimo de criação de valor para a economia. Pala além disso irá delapidar ainda mais o já empobrecido cofre das Finanças.

Aliás o próprio Ministro das Finanças, outro dia numa conferência disse que se se provasse que aquela política não era adequada ela poderia ser revista, naquilo que foi considerado uma declaração de índole pessoal para ver se encontrava algum espaço para se ver livre desse encargo que é sobretudo patrocinado pela facção de Nevin acostumado que está a políticas deste tipo desde os tempos de Thaksin.

Entretanto o Conselho de Ministros aprovou a autorização para uni novo pedido de endividamento externo no valor de mais 2 mil milhões de USD sendo justificado pelo PM devido á necessidade de reforçar os cofres do Estado ante a previsão da quebra de receitas. Alguns Fundos existentes, como Fundo da lotaria e o Fundo de reserva bancária foram já sujeitos a pedidos de autorização legislativa para poderem ser utilizados.

O Governo foi igualmente alertado para a possibilidade daquilo que é o equivalente ao Fundo de Desemprego ficar a descoberto no ano de 2010 devido à importante redução que está a haver nas contribuições e ao significativo aumento nas despesas. Com referi há dias o desemprego em Fevereiro duplicou o numero registado em Janeiro.


Sem comentários: