quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Princesa de Naradhiwas Rajanagarindra

A partir de amanhã começam as cerimónias funerárias da cremação de Sua Alteza Real a Princesa Galyani Vadhana irmã mais velha do Rei que faleceu no dia 2 de Janeiro deste ano.

A Princesa Galyani nasceu em 1923 em Londres e era a única filha do Princepe Mahidol Adulyadej of Songkla o sexagésimo nono filho do Rei Chulalongkor, Rama V.

Em 1944 a Princesa casou-se com o oficial do exército e renunciou aos seus direitos de sucessão por causa disso.Posteriormente em 1950, e já com o seu irmão e corrente Rei, Rama IX no trono, divorciou-se e foram-lhe restituídos os direitos sucessórios. Desse casamento nasceu uma filha Thanpuying Dasna Valaya Ratanakul Serireungriddhi nascida na Suíça em 1945 onde igualmente se encontravam os seus irmão e futuros Reis Rama VIII e IX.

Princesa voltou a casar com o já falecido Princepe Varananda Dhavaj.

Em 1995 o actual Rei atribuí-lhe o título de Krom Luang Naradhiwas Rajanagarindra, ou Princesa de Narathiwat a única pessoa durante toda a dinastia actual, Chakrit, a usar tal título.

A sua devoção ao seu irmão rei e ao povo através de inúmeros projectos a que se dedicou, deu-lhe o recíproco respeito e admiração do rei e do povo. Ambos muito a amavam.

Aquando da morte da princesa no início do ano durante 15 dias era difícil ver na rua alguma pessoa que não estivesse vestida de preto ou branco em sinal do profundo respeito e admiração que tinham por ela.

Durante a sua vida a Princesa dedicou muito tempo ao ensino, tendo sido professora de Francês na Universidade de Thammasat em Bangkok. Para além disso escreveu vários livros dedicados a temas da literatura francesa, sector onde era perita. Para além da educação foi uma grande impulsionadora das artes com especial relevo para a musica da qual era uma grande apaixonada. Aquando da visita de Mariza a Bangkok a Princesa Galyani esteve presente no concerto e manifestou de forma viva o seu gosto pelo que ouviu aplaudindo espontânea e longamente a artista.

Para o funeral foi construído como que um palácio onde se desenrolarão as cerimónias desde amanhã e até Quarta-feira dia 19. O cerimonial é bastante complexo e cheio de rituais e contará com apresença do Rei e restantes membros da família real durante várias partes de todo o cerimonial.

Mais tarde em 1969 a O Corpo Diplomático acreditado estará também presente em algumas das cerimónia se o país irá parar por causa disso. A construção da pira crematória e de todas as salas adjacentes começou no inicio de Março e só muito recentemente ficou concluído. Para nós é um pouco difícil antever todo o "glamour" das cerimónias e rituais que se decorrerão durante estes 6 dias. A cremação propriamente dita será às 10 horas da noite de Sábado e as cinzas da Princesa serão levadas para um templo onde se encontram já as de outros membros da família real.

A pira e salas adjacentes foram construídas num terreno muito perto do Templo do Budha Esmeralda, Wat Phra Kaew, e será desfeito após as cerimónias. Não consegui apurar se será posteriormente reedificado noutro local em memória da Princesa.

A Princesa Galyani vai ficar para a história da Tailândia como uma grande Senhora amante do seu povo, muito à imagem do seu irmão Rama IX, e dedicada a um conjunto largo de actividades beneficentes.

Este tempo todo que medeia entre a morte e a cremação deve-se à necessidade de bem preparar os cerimoniais e como me dizia um amigo meu outro dia. "Agora já não sinto tristeza pela morte da Princesa só uma grande saudade". Por falar em Saudade hoje no The Nation vem um artigo sobre a Cremação e onde se fala, citando o soneto "Saudade" de Anrique Paço de Arcos, desse sentimento tão nosso.




Sem comentários: