quarta-feira, 12 de novembro de 2008

ลอยกระทง


Hoje celebra-se o Loy Krathong data que acontece na lua cheia do 12º mês do calendário lunar Chinês.

Loy significa fazer flutuar e Krathong é uma pequena jangada feita de folha de banana onde são colocadas velas, incenso e outro tipo de oferendas.

É um grande espectáculo ver, aqui em Bangkok, Chao Praya abaixo, milhares de Krathongs de todas as formas e feitios a iluminarem o rio e chamarem para as suas margens e pontes multidões.

Não é seguro mas o festival parece ter raízes na Índia onde o festival Deepvali é uma forma de agradecimento aos deuses do Ganges.

Na Tailândia o festival começou em 1863 e era visto como uma forma de, ao fazer flutuar o próprio Ktathong cada pessoa se despojava de tudo o que de mal tinha feito durante o ano e aspirava a uma nova vida pura e revigorada. Igualmente os tailandeses acreditam que fazerem esta oferenda à deusa da água Phra Mae Khongkha traz boa sorte.

Como em muitas outras ocasiões o festival é acompanhado por concursos de beleza, uma constante aqui na Tailândia, e as rainhas são chamadas Noppamas em memória do nome da mulher do Rei de Sukhothai Loethai (século XIV) que terá sido a primeira a fazer flutuar este tipo de oferendas.

Entretanto em Nakhom Ratchasima a municipalidade criou um Krathong para simbolizar o tão desejado reconciliação na Nação, onde juntava todas as figuras da política "no mesmo barco". No topo pode ver-se Thaksin e o seu arqui rival Sondhi (PAD) de mão dada como símbolo daquilo que o país desejava.

Sem comentários: