terça-feira, 30 de setembro de 2008

Acabou a Hibernação



O Congresso Americano votou negativamente por 228 votos contra 205 o plano da administração Bush para apoiar a economia americana naquilo que já é considerada a maior crise depois da grande depressão do final dos anos 20.

Interessante ver que foram mais os Republicanos que votaram não do que os Democratas (133-95) o que deita por terra a reacção do Senador McCain que disse que Obama e os Democratas puseram a política á frente dos interesses do país. As acusações entre ambos os campos são muitas o que não favorece o encontrar de uma solução para a crise actual.

Os mercados tinham reagido positivamente no final da semana com os avanços feitos no sentido de ser votada favoravelmente a lei que permitiria o Tesouro Americano utilizar os 700 mil milhões anunciados injectando o muito necessitado sistema financeiro de fundos suficientes para que não se desse o colapso da economia. Contudo com a má notícia vinda de Capitol Hill, o DJIA caiu 777 pontos mais do que no 9/11, quando caiu 684,81, ou em Abril de 2000 com o "rebentar" da bolha .COM, com 617,78 pontos.

De igual modo na Europa os sinais de crise se manifestam com a nacionalização da Bradford & Bingley no Reino Unido, depois de tal já ter acontecido à Northen Rock e a necessária injecção de fundos no Fortis. Fala-se que os Governos Alemão e Dinamarquês terão de intervir com urgência e outros mercados por certo não estarão imunes a este "tsunami" financeiro que a pouco e pouco vai destruíndo Bancos e Seguradoras.

Na Tailândia, como já expliquei anteriormente, o mercado não está demasiadamente exposto, mas quer o Banco da Tailândia quer o Governo seguem com atenção o que se passa no mercado e estão preocupado com a possibilidade crescente de intervenções que permitam retirar liquidez do mercado já afactado pela queda do SET devido à saída de investidores estrangeiros ávidos de realizar "cash".

Os mercados Europeus seguem contudo a subir ligeiramente muito, por certo, por causa da mediada do BCE de disponibilizar 120 mil milhões de Euros ao mercado em condições favoráveis.

Parece-me que esta intervenção do BCE esta a ser mais sensata do que a do Tesouro Americano, embora, aparentemente, a crise na Europa seja menor. Tomar uma decisão desta magnitude com eleições a acontecer dentro pouco mais do que 30 dias, e eleições tão renhidas como as que estão a acontecer nos EEUU, parecer mostrar ser impossível discutir e encontrar soluções sem uma conotação e motivação política forte.

A realidade é que o mercado está doente, fortemente doente, e os Bears terminaram a hibernação.

Sem comentários: