quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Boas Noticias



Nas duas frentes que mais tem ocupado o meu tempo ultimamente houve notícias positivas o que nos tempos que correm é sempre um muito bom sinal.

O Senado Americano acaba de votar por 74 votos a favor e 25 contra a nova Lei de apoio à economia americana e mundial dadas as intrincadas ligações existentes hoje em dia nos mercados financeiros globalizados, e na Sexta-feira espera-se que a House of Representatives também a vote favoravelmente o que permitará por em movimento essa bóia salvadora da economia. A derrota no início da semana permitiu que os legisladores americanos corrigissem mais um erro da administração Bush que queria precipitar-se, como no caso do Iraque, com medidas salvadoras de Wall St sem se lembrar de Main St e dos contribuintes. As alterações introduzidas mostraram as preocupações dos legisladores de não se tornarem cúmplices em mais uma vez se olhar só para um dos lados da moeda. De igual forma, se bem que as percas do DJIA tenham sido grandes, houve algum ressurgir posterior num sinal de que o mercado ainda tem vitalidade para se movimentar por si e não está completamente morto.

É importante, como muitos senadores afirmaram, estar atentos aos perigos do colapso da economia devida à falta de liquidez dos mercados, mas é igualmente vital olhar para aqueles que ao fim do mês tem de pagar a hipoteca da casa. O balancear destas duas realidades ajudará a que os contribuintes, que por si só são, os consumidores, os aforadores e os investidores se sintam mais confiantes nas instituições, facto vital para o bom funcionamento de uma economia.

Esperemos agora pela votação de Sexta mas a sensatez dos últimos desenvolvimentos faz prever um bom resultado para o Mundo.

Igualmente aqui na Tailândia depois de um período em que a política estava totalmente relegada para segundo plano, não só pela crise financeira mundial mas também pela falta de factos relevantes, voltamos a ter notícias.

Como em DC notícias boas. O novo Governo, apesar da espada que tem sobre a sua cabeça devido à mais que provável dissolução do PPP, está empenhado numa campanha de reconciliação com a sociedade e o soft approach que tem tido está a pagar dividendos. Ontem o PM Somchai teve um encontro de 50 minutos com o General Prem Tinsunalonda, o todo poderoso Presidente do Conselho Privado do Rei, muitas vezes apelidado a "mão invisível" que tudo controla. Nada transpirou desse encontro a não ser que o que foi discutido foi, a restauração da estabilidade no Sul do País, a alteração da Constituição e a harmonia na sociedade. Num outro facto separado o Vice-Primeiro Ministro Chavalit encontrou-se com o PAD e abriu uma porta para o início de negociações.

A tão falada, e necessária, revisão da Constituição, que tanta oposição tem tido visto ser entendida como uma forma de ajudar Thaksin a "safar-se" dos casos que contra ele existem, está a ser tratada por este Governo com imensa cautela e será proposto à Assembleia a alteração do texto constitucional de forma a permitir que a revisão seja preparada por um corpo de peritos independentes e não alinhados. Se isso conseguir o Governo obterá uma vitória importante.

No sector económico também as boas notícias apareceram com a possibilidade do Banco Central baixar a taxa de juro devido ao significativo abrandamento da inflação, com dois meses seguidos em baixa, e do investimento anunciado pelo Bank of Nova Scotia num banco local que é visto como um sinal de confiança no sistema financeiro tailandês.

Por outro lado as várias autoridades relevantes, Ministro das Finanças, Banco Central e Comissão dos Mercados Mobiliários estão a trabalhar em conjunto o que de alguma forma é raro visto no passado, recente se degladiarem constantemente.

Sem comentários: