Este fim de semana estive em Singapura, daí a falta de escritos, mas também nada de muito relevante aconteceu aqui na Tailandia a não ser o facto de o novo PM ter tentado fazer um fim de semana normal e foi perseguido permanentemente pelas pessoas a apupá-lo e teve de recolher a casa.
Estive naquilo que foi já considerado um dos mais espectaculares Grande Prémio da Formula 1 e, como dizia o bilhete, "Be Part of History". Os circuitos urbanos tem a vantagem de transformar toda uma cidade, neste caso país, numa mega festa como aconteceu este fim de semana em Singapura. Foi estimado que só para o GP vieram a Singapura cerca de 60.000 estrangeiros, de todo o mundo para assistir àquilo que foi o primeiro GP nocturno da história da Formula 1.
E que Grande Prémio! Teve todos os ingredientes desde os treinos livres de Sexta e Sábado até à qualificação de Sábado e depois à corrida.
O tempo esteve magnifico, com temperaturas sempre a rondar os 30 graus e humidade a cerca de 65-75% o que é normal para Singapura. Interessante que quando aterrei na Sexta de manhâchovia copiosamente e essa mesma chuva só voltou a aparecer no momento em que apanhei o táxi para o aeroporto para apanhar o voo de volta. Todo o tempo em Singapura fui brindado com sol e bom tempo.
Na Sexta nas duas sessões de treinos livres pode ver-se a fácil adptaçao dos Renault à pista pois ambos realizaram excelentes tempos com Alonso a ser o Mais rápido na primeira sessão só suplantado por Hamilton na segunda. Nos treinos livres de sábado de novo Alonso o mais rápido com também boas prestassoes dos Williams e Tora Rossa. Começa a qualificação e a primeira surpresa é o facto de Piquet falhar a primeira selecção e quedar-se pelo 16º lugar. Segunda qualificaçao e o motor de Alonso, o grande herói da véspera pára, ficando o antigo campeão do Mundo relegado para o 15º lugar. Hamilton só mesmo no cair do pano consegue segurar o 10º lugar que lhe abriu a porta à terceira sessão e Kovalainen, esteve também com um pé de fora até ao ultimo minuto. Nos últimos 15 minutos da qualificação, Massa e Hamilton protagonizam um duelo até ao cair da bandeira acabando por ser o ferrarista o mais rápido.
O ambiente em toda a cidade era o de estarmos numa festa gigante. Por todo o lado havia bandas, palcos, espectáculos e para quem conhece Singapura, quieta, calma, mesmo monótona, ficava espantado com tanta festa, tanta alegria.
Domingo tudo convergia para o Circuito da Marina onde íamos assistir ao primeiro Grande Prémio Nocturno da história da Formula 1, e que corrida! Numa pista dita pelos pilotos extremamente difícil (Hamilton dizia que uma volta aqui era como duas no Mónaco) mas ao mesmo tempo extraordinariamente competitiva assistiu-se a um GP cheio de drama do principio ao fim. A Ferrari parecia ter tudo controlado até ao despiste de Piquet (mesmo à minha frente) e à primeira entrada do Safety Car que veio a baralhar tanta coisa. Idas às boxes em tempos errados, arranque do Massa extemporâneo mas sem culpa para ele pois não havia lolipop na frente do carro, o que lhe causou o problema do tubo de reabastecimento e a quase colisão com Trulli que lhe valeu uma penalidade até ao despiste final de Raikonnen que atirou a Ferrari para o segundo lugar na classificação dos construtores.
A pressão é tão grande sobre todos que equipas como as da Formula 1 que gastam milhões em pormenores para que tudo corra bem, cometem erros infantis como os que vimos em Singapura.
Às vezes os brasileiros dizem que Deus é brasileiro mas na noite de Domingo isso não aconteceu. Piquet, desfaz o carro contra as barreiras do Marina Granstand, na mesma volta o motor do carro de Barrichelho apaga-se e pouco depois Massa tem o pit stop porventura mais desastroso da sua carreira e terminou para ele ali o GP.
Acabou por vencer Alonso, merecido pelo que fez na primeira e terceira sessao de treinos livres, segundo Rosberg, que durante grande parte do circuito era o homem mais rápido em pista e só não ganhou por causa da penalidade de 10 segundos que recebeu (mais um erro da equipa) e terceiro Hamilton, o único dos favoritos que não cometeu erros e por isso esteve sempre "por ali" esperando colher os frutos da sua condução segura.
A conclusão é que Singapura, como se dizia ontem, foi o grande vencedor, e se bem que existem coisas a corrigir como os protectores na chicane e alguma ondulação em partes do circuito, 95% correu de forma exemplar e pude mesmo constatar a capacidade que têm de aprender e corrigir os defeitos que encontram pois assisti a benefícios visíveis e importantes introduzidos de Sexta para Sábado e posteriormente para Domingo.
Parabéns e foi bom "To Be Part of the History"
Parabéns e foi bom "To Be Part of the History"
1 comentário:
yes, we are parts of History Sing-GP.
one of good things on this GP, we could walk on the city cercuit and saw the crash points.
Wow! it was Great Experience!!!
Keith
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