quinta-feira, 25 de setembro de 2008

O Governo de Somchai Wongsawat



Ontem à noite foi aprovado pelo Rei o Governo de Somchai Wongsawat, o 26º na Tailândia, que tomará posse ainda hoje.

Para amanhâ está agendada a primeira reunião do gabinete que deverá apresentar o seu programa no Parlamento na próxima semana.

Depois das muitas negociações, como já tinha referido, deu à luz uma versão não muito diferente daquela que já andava a circular.

Os comentários na imprensa são, todos, sem excepção, negativos, como "os fantasmas estão de volta", "ara Somchai a contagem decrescente começa no primeiro dia", "ao chega ao Ano Novo", etc.

Convém reter os seguintes pontos.

É claramente um governo feito por Thaksin Shinawatra, de fio a pavio. No topo como dois Vice-Primeiro Ministro são colocados o Presidente da Universidade Shinawatra, ex Vice-Chairman da Shin Corp, ex Presidente do Audit Commitee da Shin Corp e o último Ministro da Saúde que é fundador de uma das principais empresas de construção e desde há muito que advogado da causa dos mega-projectos infraestruturais lançada por Thaksin.

O ex PM General Chavalit, com 76 anos, regressa ao Governo, com a missão de resolver o conflito com o Cambodja e a instabilidade no sSul, dizem, de suceder a Somchai quando este Governo cair. Devido à sua postura agressiva é de prever conflitos com o novo Ministro dos Negócios Estrangeiros, anterior Minsitro da Justiça, e com o Ministro do Interior.

Chalerm, um Capitão da Polícia que foi Ministro do Interior no primeiro alinhamento de Samak, mas saiu pressionado em Agosto, regressa agora na pasta da Saúde!! Além disso é pouco estimado devido às atribuladas aventuras dos seus filhos um dos quais foi acusado de homicídio e por isso fugiu do país vindo mais tarde ser ilibado porque as testemunhas alteraram o seu depoiamento. Chalerm enquanto Ministro do Interior colocou os rebentos um num Ministério e outro readmitido no exército de onde tinha sido expulso.

A facção que ainda á dias criticou Somchai foi penalizada e viu reduzida a sua quota. Diz-se que o Master em Londres não gostou que atacassem o cunhado. Quem saiu a ganhar foi a facção dominada pelo nova Primeira dama, aúnica mulher que conseguiu ter o marido e o irmão Primeiro Ministros, que viu vários dos seus, aides de camp, serem recompensados pela lealdade mostrada.

Entretanto o PAD está calado. Talvez ainda estejam pasmado de terem tantos alvos para atacar.

O Senador que levantou a questão que determinou a queda de Samak, começou entretanto a atacar Chinnicha, filha de Somchai e a mais nova Deputada no Parlamento, pondo em dúvida a clareza da sua declaração de rendimentos. Um caso a seguir.

Num evento lateral Samak perdeu hoje um caso no Tribunal da Relação. Há mais de um ano, Samak foi condenado a dois anos de prisão efectiva pelo crime de difamação devido a afirmações feitas aquando apresentava um Talk Show na televisão. Hoje perdeu o apelo e agora tem 30 dias para o último recurso. Bem se pode dizer que a televisao é a perdição de Samak. Foi o caso do seu programa culinário que o levou a deixar o Governo e agora muito provavelmente vai acabar na cadeia por outro facto ligada com a sua presença na televisão.

Sem comentários: