terça-feira, 23 de setembro de 2008

Novo Governo


Somchai Wongsawat provavelmente não acreditaria quão difícil iria ser formar um governo baseado num Partido que é um "ajuntamento" de agrupamentos em coligação com mais cinco Partidos.

Para além do mais, embora o novo PM se tenha mantido sempre em silêncio, um grande contraste com a fogosidade de Samak, os rumores, as dicas, as informações cruzadas são tantas que por exemplo para o posto de Ministro dos Negócios Estrangeiros já foram apontados pelo menos 4 nomes e vamos lá a ver quem sai na rifa.

Depois há os casos como o da mulher de um Deputado que veio dizer que estava muito contente por o seu marido ter preenchido a papelada necessária para ser membro do governo dizendo que ele "já bem o merecia" depois de ser Deputado tantos anos.

Ao que parece a lista do gabinete foi enviada para o Palácio para obter o consentimento do Rei, uma formalidade, mas só após isso é que se vai saber na realidade quem lá está e onde está.

Continua-se a dizer que quem primeiro aprovou a lista e as mexidas foi Thaksin para o que foram enviados a Londres dois mensageiros. Perguntei a um pundit porque não enviavam simplesmente um fax ou telefonavam e a resposta que obtive era que assim se perdia o poder de negociação que só o cara a cara permitiria.

Fala-se também que um dos Partidos na coligação vendeu o seu lugar principal no alinhamento do gabinete, por bom dinheiro a uma das facções do PPP.

Entretanto aquele que, aparecido de lado nenhum como o Dom Sebastião, é apontado para Ministro das Finanças, embora com um Vice-Ministro a coordenar o sector económico, foi eleito anteontem como o líder do novo Partido, Puea Thai, que será aquele que irá receber os deputados do PPP após a dissolução, mais do que certa, deste partido e da purga que se vai seguir.

Assim Somchai, ao qual serão retirados os direitos políticos por ocasião dessa dissolução, vai ter no seu gabinete o seu potencial sucessor ou esse, Suchart, será somente um ponta de lança para este momento.

Como me dizia hoje uma alta figura da cena política, com quem almocei, " o mais previsível na Tailândia é a imprevisibilidade". Na mouche.

Entretanto o PAD parece andar à nora por falta de alvo. Não podem atacar o Somchai, pois ainda não começou, o Samak já se foi embora e sem grandes sloganes os manifestantes começam a dispersar. Começaram a atentar apresentar uma nova concepçao da "New Politics for Thailand", mas para além de isso não motivar as "tropas", parece evidente haver alguma divisão entre os seus lideres. Devem estar ansiosos porque Somchai comece a trabalhar para ver se lhe apanham algum ponto por onde recomeçar. Entretanto o novo PM, com sentido de inteligência, logo no dia a seguir a ser eleito fez uma chamada para um dos lideres, Sondhi, de alguma forma abrindo a porta a conversações e manietando o PAD a esta via, porque o público continua a mostrar o seu cansaço com a stand off na situação.

Entretanto na Quinta-feira, Samak pode ir para à cadeia. Em tempos foi condenado pelo crime de difamação em dois anos de cadeia. Quinta o Tribunal aprecia o seu recurso e a sentença não terá recurso. A vida vai de mal a pior para o ex PM.

Sem comentários: