segunda-feira, 23 de junho de 2008

Situação política - Segunda 23



O país parece ter entrado num período de paz podre.

Government House continua cercada mas o PM passou para ir trabalhar e tudo está pacificado embora não esteja á vista nenhuma solução para a presente crise.

O Governo aceitou estender a sessão Parlamentar para debater a Moção de Censura embora seja ponto assente que esta não tem nenhumas hipóteses de vir a ser aprovada visto o governo dispor de maioria suficiente para sair vitorioso. Contudo se a Moção não fosse debatida o Parlamento não poderia ser dissolvido, uma das possibilidades em discussão no momento. O debate será por certo acalorado mas, e apesar de haver algumas vozes discordantes dentro da coligação, especialmente explorando a questão da demarcação de fronteiras com o Cambodja em Khao Phra Vihan, a Moção não irá ser aprovada. É sabido que muitos dos deputados do PPP não gostam do actual PM e que ele é um homem só, mas o facto é que ele está lá, e estou aqui a reproduzir as palavras de um dos mais influentes políticos do PPP, que tal disse em privado.

As outras possibilidades, um governo liderado pelo Partido Democrata com os restantes partidos da actual coligação é praticamente impossível. Isso criaria uma maioria de somente quatro deputados. Tendo em vista que seria uma coligação de 6 partidos e 5 deles terem estado "contra" o Partido Democrata no actual Governo torna essa coligação unicamente um sonho.

Mais um golpe de Estado, parece igualmente improvável visto os militares saberem muito bem os custos que tiveram com o golpe de 2006 que, no final acabou por não ser aprovado pelo povo que votou naqueles que as forças militares queriam derrubar.

Interessante foi ver uma sondagem que hoje apareceu feita pela Assumption University, onde é manifesto o desagrado pela existência da Moção, por ser ainda demasiado cedo, e pelas acções do PAD por igual motivo. Em conclusão, os inquiridos, a maioria de Bangkok, terreno adverso ao Partido no poder, respondem que deve ser dado mais tempo a este Governo para provar a sua qualidade.

Este mesmo Instituto de sondagens tem vindo a conduzir estudos regulares e tem sido visível o descontentamento para com o actual Governo pelo que a sondagem de hoje espanta ainda mais pela clareza de vista perante a situação. Como se costuma dizer os eleitores têm sempre razão e a história por muitas vezes o demonstrou por todo o Mundo.

Contudo continua sem se entender como é que vai ser encontrada uma saída para a presente crise visto não haver solução Constitucional que sirva.

Thaksin foi "á bruxa", ou seja consultar um dos seus videntes preferidos, facto comum a políticos e homens de negócios aqui, e disse que a partir de 2 de Julho tudo serão rosas, mas, entenda-se lá porquê, um outro vidente veio dizer que o dia 2 de Julho é o pior dia do ano.

Logo se verá, pelo menos no dia 3 de Julho.

Sem comentários: