segunda-feira, 19 de maio de 2008

Wian Tian


Como referi hoje é o Dia Visakha Puja onde se comemora o nascimento a iluminação e a morte de Lord Buddha e um das cerimónias desse dia é o Wian Tian.

As palavras são só por si significativas. Wian significa rotunda e Tian vela.

A cerimónia consiste em os budistas ( era para escrever crentes mas penso que essa palavra não é a mais correcta ) percorrem por três vezes ,no sentido dos ponteiros do relógio, um caminho à volta de um "altar" com reliquias de Lord Buddha, levando na mão os três elementos.

A vela significa a luz que Buddha imana. o incenso os pensamentos de Buddha que são espalhados pelo Mundo como o cheiro do incenso se espalha, e a flor significando os monges que são como as flores que abundam pelo Mundo inteiro.

A ronda é feita naquele sentido porque a mão direita, a mais importante, tem sempre de estar a apontar para o local de veneração.

Assisti à cerimónia no Wat Pathum Wannaram mesmo no centro de Bangkok entre dois "templos" das compras. O Siam Paragon e o Central World Os contrastes desta cidade são permanentes.

É um templo protegido pela família Mahidol, a família reinante, e tive a oportunidade de ver a Princesa Maha Chakrit Sirindhorn entretanto chegar, como é seu hábito sem grande pompa, para ela própria participar no Wian Tian onde já estavam milhares de pessoas

Sem comentários: