sexta-feira, 24 de junho de 2011

O Comício dos Democratas

Ontem aconteceu o comício dos Democratas e felizmente acabou por tudo correr da melhor maneira.

Pode dizer-se que só houve dois incidentes, se assim se poder apelidar os factos. Uma dúzia de "camisas vermelhas" vestidos como fantasmas apareceram no templo Pathumwanaram, onde no dia 19 de Maio de 2010, morreram, em condições que ainda por esclarecer, como aliás com todos os outros casos, enfermeiros voluntários da Cruz Vermelha que estavam a ajudar mulheres e crianças das hostes vermelhas que para ali tinham sido levadas. A polícia eficazmente manteve "os fantasmas" calmos e afastados do local onde estavam concentrados os líderes Democratas. O outro foi o facto do Vice PM Suthep ter, numa parte da sua intervenção, atirado para o ar uma afirmação que deixou, mesmo os presentes de boca aberta e estupefactos. Afirmou que quem estava na origem do assassinato, ele chamou-lhe morte, do general vermelho Saeh Daeng era o líder vermelho e actual candidato a Deputado pelo partido da oposição Jatuporn Prompan. Se não fosse triste daria vontade de rir.

Mas o ponto importante é que a manifestação decorreu sem incidentes e ganhou a Democracia.

Quanto aos números dos presentes houve contudo elementos interessantes. Hoje o jornal Bangkok Post afirmava que tinham estado presentes 30.000 apoiantes dos Democratas.

Vejamos a informação que obtive: do próprio Director da Campanha Democrata, o ex ministro Korbsab, 6.000; de um jornalista inglês presente no local 5.000; de uma agência que monitoriza este tipo de acontecimentos 5 a 7.500 e de colegas meus, apoiantes dos Democratas, que lá foram e aí estiveram até ao final "não mais do que 5.000".

Quer estes últimos quer a agência LBG afirmaram que o tráfico na zona era melhor do que em qualquer dia normal, porque muitos evitaram o local e porque os apoiantes dos Democratas se estenderem somente pelo passeio frontal ao Central World não "pisando" a rua que lhe fica em frente, Rajaprasong.

Por todas estas informações que obtive, e nas quais acredito, não compreendo como um jornal que deve ter como principal objectivo informar, consegue descobrir o número de 30.000 manifestantes sem ter a noção de que vai cair no ridículo. Bastava seguir, como fiz, o "live stream" do local ou os Twits contínuos que de ali se faziam, inclusive de Abhisit, Apirak e Korbsab, para se ver que o numero de presentes deverá ter andado por volta dos 5.000 ou pouco mais conforme os outros relatam.

Jornalismo de má qualidade informativa.

Entretanto os líderes do Pheu Thai e do Chart Thai Pattana afirmaram que afinal o comício dos Democratas não trouxe nada de novo como prometia Abhisit e não foi mais do que a repetição das mesmas mensagens.

Sem comentários: