quarta-feira, 23 de março de 2011

A Indiferença

Desde os tempos de Thaksin Shinawatra que os Primeiros-Ministros se habituaram a ter um programa televisivo semanal onde falam aos tailandeses tentando explicar as suas políticas e atrair atenção do país e porque não dizê-lo dos eleitores já que esses programas, qualquer que tenha sido o protagonista, são sempre usados para promoção política pessoal.

Abhisit não fugiu a essa regra e desde sempre tem um programa ao Domingo de manhã nas televisões estatais. Dantes intitulava-se "Trust in Thailand under PM Abhisit weekly show" e agora chama-se "Inside the cabinet show". O programa tem como propósito mostrar ao país as políticas do governo e a forma como o são implementadas.

Hoje veio a público uma sondagem feita pelo Instituto Nacional de Estatística entre 1 e 17 de Dezembro de 2010 que mostra a indiferença do público para com o programa e a forma como tal tem crescido.

Antes 6.2% dos inquiridos viam o programa com regularidade contra somente 3,4% durante o período que correu o inquérito; Viam ocasionalmente 54,6% contra 33,1% e nunca viam 39,2% contra os actuais (Dezembro) 63,5%. A diferença é bastante significativa e mostra um desinteresse pelo programa perto do dobro do anteriormente registado.

Também aqui na Tailândia, como em muitos outros países no Mundo, começa a haver um sentido de desinteresse pelas questões da política que se torna preocupante. As pessoas a cada dia sentem mais as preocupações e as dificuldades com o aumento do custo de vida e é isso que os interessa.

Ainda anteontem, ao mesmo tempo que o PM Abhisit dizia na sua alocução no FCCT que a economia estava a brilhar e a crescer, o antigo Ministro das Finanças do governo do General Surayuth (governo constituído na sequência do golpe de estado de 2006), M.R. Pridyanon Devakhula, afirmava exactamente o contrário. O ex Ministro alertava o país para os graves riscos que está a correr, no seu entender, com o excessivo endividamento e com as políticas intervencionistas do governo. Um dos exemplos disso é o caso do gasóleo pois por cada litro consumido o governo gasta 1/5 do preço total. O mesmo tipo de política de manutenção artificial de preços baixos passa-se com um significante número de outros produtos o que está a constituir um peso muito significativo para o orçamento sem que disso a população mostre perceber resultados. De igual forma o aumento das despesas militares em 161% desde 2006 até ao presente orçamento são outra questão a fazer subir a preocupação.

O alheamento dos cidadãos da política do seu país nunca foi um bom sintoma e acaba quase sempre por ser aproveitado por minorias que se tornam os arautos do descontentamento enquanto as maiorias se mantêm silenciosas. A Tailândia tem visto isto bem nos últimos anos com os movimentos de rua venham eles de que lado vier. Um exemplo disso muito recente é o facto do PAD-Amarelo estar a ocupar uma parte importante da cidade velha desde o dia 25 de Janeiro, não sendo mais do que umas escassas centenas, e já ninguém se preocupa com o facto.

A indiferença é um mau sinal para a Democracia

1 comentário:

Anónimo disse...

E seria bem pior um interesse pelo que um ministro "vermelho" teria a dizer. O nível de interesse seria esmagador e palas piores razões, disso não há dúvida alguma. Já se viu do que são capazes.
Pedro Serra
Lisboa