quinta-feira, 17 de março de 2011

O Frio



O tempo na Tailândia está anormalmente frio. Esta manhã quando me dirigia para o escritório estavam 18º e ao meio-dia 20º.

Se bem que possa fazer sorrir muitos dos leitores esta temperatura é considerada uma temperatura fria e então se há uma pequena brisa sente-se mais.

É normal ver-se as pessoas usarem agasalhos nesta altura.

Fundamentalmente há duas estações no país.

Uma estação mais fria que vai de Novembro até final de Março e onde as temperaturas andaram normalmente na casa dos 20º mas mais perto dos 30º do que dos 19º, a humidade é relativamente baixa e fundamentalmente não chove.

No resto do ano as temperaturas andam sempre acima dos 30º, a humidade bastante alta e as chuvas (tropicais em geral) são diárias se bem que isso pouco incomode. Basta guardar-se um pouco esperar pela passagem da chuva e continuar e mesmo quando se apanha uma forte molhadela a roupa seca rápido.

Contudo nos últimos dias a temperatura baixou e houve alguns períodos de chuva ora chuvadas muito fortes ora, como hoje, uns chuviscos muito ligeiros.

É normal os europeus "gozarem" com o frio que os tailandeses (tal como os ingleses o tempo é tema preferencial nas conversas) sentem pois na realidade temperaturas como as que hoje se sente são verdadeiras primaveras para nós mesmo para aqueles, como eu, de climas mais temperados do sul da Europa.

Hoje, contudo, apareceu uma notícia num jornal, que se não se tratasse de um drama dava para rir por longo tempo.

O título rezava: "O frio mata homem de idade". No corpo da notícia descreve-se que foi encontrado, na província de Pithsanulook um homem de 83 anos morto que apesar dos 16º registados estava simplesmente vestido com uma T-Shirt e uns calções e isso teria sido a causa da sua morte. A notícia refere ainda que junto do corpo foram encontradas algumas garrafas (plural) de "lao khao" um whisky local, feito de arroz, com um muito elevado teor álcoolico.

Parece credível ter sido os graus dentro das garrafas e não os graus no ambiente a causar a tragédia.

Sem comentários: