terça-feira, 15 de março de 2011

Guerra dos Urinóis

Hoje ao ler o título de uma notícia local só meu deu vontade de rir. Dizia a local que a " a Polícia falhou a conquista dos urinóis do PAD" .

Está instalada a guerra dos urinóis como grande símbolo da conquista amarela na capital.

O incidente conta-se em duas linhas.

O PAD ocupa parte de Rajadamnoen desde 25 de Janeiro e uma das primeiras operações foi a de montar uma verdadeira aldeia (tendas, locais para dormir, tomar banho, cozinhar e os famigerados urinóis) onde os seus apoiantes pudessem estar acampados. As manifestações aqui desenvolvem-se assim. Podem ser poucas pessoas (o que é um facto neste caso) mas ocupam largos espaços pois montam-se verdadeiros acampamentos onde as pessoas permanecem largos tempos (lembre-se que a anterior dos amarelos em 2008 durou 192 dias).

A polícia da capital já emitiu um sem número de comunicados avisando os amarelos de que têm de abrir espaço para o normal funcionamento da zona (passagem de pessoas e carros e acesso a edifícios) mas os manifestantes fazem orelhas moucas e há dias mesmo o General Chamlong avisou que se a polícia os desalojasse pela força ele próprio comandaria um grupo dos seus militantes para invadir o palácio do governo (e pessoas ninguém o vai prender já que le está em liberdade sob caução e impedido de incitar à insurreição).

Ontem então uma força de 1.200 polícias em fatos de combate anti-motim avançou para o local com o nobre intuito de "conquistar os urinóis" mas foi de tal impedido por uma dezena de guardas do PAD que desafiaram a polícia com as grades de ferro que usam para cercar o acampamento tendo a polícia, devido por certo á sua fraqueza numérica (1.200 contra 10), retirado par repensar a estratégia.

Grande vitória esta madrugada pelas 5:30 da manhã os urinóis foram desalojados e o terreno declarado terra libertada.

Assim se fazem as grandes conquistas contra as dezenas de guerreiros amarelos na capital.

Uma questão que continua por se entender é porque razão eles ali estão já que não se sabe bem o que é que pedem.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pelo que se diz de Bangkok, até podiam ter aproveitado os urinóis para um outro comércio. Olá, se podiam!!!
Pedro Serra
Lisboa