quinta-feira, 10 de março de 2011

Imprevisibilidade

Já por várias vezes que referi que o mais previsível na Tailândia é a imprevisibilidade.

De alguma forma isto é um dos elementos que transforma este país, este povo e esta forma de vida numa caixa de surpresas diária e confere algum interesse àqueles que se dedicam a investigar o que por aqui se passa.

Anteontem e ontem referimos a decisão do CAPO de interditar todo e qualquer movimento não autorizado numa larga zona envolvendo a casa do PM Abhisit.

Pois hoje é anunciado que afinal a "No Go Zone" passa a ser uma "Go Zone" só que manifestações ou o uso de altifalantes na zona está proibido.

Felizes os residentes e comerciantes que se manifestaram contra a medida mas atenção que amanhã poderemos ter uma nova reviravolta no processo já que o navio parece ter demasiados comandantes ao leme e cada um pode ter afinal uma nova ideia sobre o rumo a seguir.

Entretanto no Sul tudo como dantes ou seja lá vão sendo colocadas mais umas bombas, morrendo umas pessoas, continuando o clima de medo entre as populações mas isso são pormenores sem grande significado. Uma vez numa visita a Khon Kaen, no nordeste do país, perguntava às pessoas com quem me encontrei a opinião deles sobre a insurreição no Sul do país e as respostas eram sintomáticas. Isso é lá no Sul (como se de outro país se tratasse) e é entre budistas e muçulmanos! Na realidade sendo um assunto que não faz ganhar votos, e as três províncias do Sul onde há confrontos diários há cerca de 7 anos elegem um número reduzido de deputados, não vale a pena o poder nem mesmo as populações não directamente afectadas preocuparem-se, pelo menos assim pensa quem vive ao Norte dessas três províncias!

Sem comentários: