terça-feira, 8 de março de 2011

El Dorado e Inferno

Ontem referi os sinais de que as eleições se aproximam e ontem mesmo o PM antecipando a reunião semanal do gabinete, decidiu a continuação da distribuição de subsídios à esquerda e á direita.

Para manter artificialmente o preço do gasóleo abaixo dos 30 baht (actualmente é 29.99) o governo gastará até ao final de Abril mais 18 mil milhões de baht. No que respeita o preço, também artificial, para o arroz na produção e assim calar aqueles que se estavam a manifestar em Pitsanuilok, 60 mil milhões de baht. Para aumentar os salários dos deputados 13 mil milhões de baht e para manter a electricidade gratuita para aqueles que gastam abaixo de um limite estabelecido 10 mil milhões. Foram estas as decisões do Conselho de Ministros no que respeita benefícios a distribuir. Um total de 101 mil milhões de baht ou seja qualquer coisa como 2,4 mil milhões de Euros só para calar as bocas de alguns.

Rico país que se pode dar a estes luxos nos tempos que correm mas de alguma forma pouco compatível com algumas palavras de precaução há meses lançadas pelo Ministro das Finanças, aquele que tem a chave do cofre e sabe quanto dinheiro lá existe, sobre os perigos dos deficits orçamentais.

Entretanto estas medidas que o PM vem anunciando de alguma forma são elas próprias propícias a que mais e mais sectores da sociedade se manifestem por isto ou por aquilo pois vão ficando a saber que desse modo conseguem os seus objectivos através do largo saco azul da Government House. Hoje por exemplo a Siam Square, o coração da cidade esteve paralisada porque os vendedores se manifestaram contra as politicas da Universidade de Chulalongkorn, senhoria do local, no que respeita a alocação de espaços

Só o problema do Sul parece continuar a não conseguir uma clara atenção de Bangkok e ontem para além de mais alguns mortos, os militantes muçulmanos fizeram explodir um carro bomba (uma novidade que começa a ser recorrente) bem dentro de um dormitório da polícia deixando bem visíveis os danos provocados.

1 comentário:

Anónimo disse...

Como em Portugal, sem tirar nem pôr.Há décadas que o país vive na "chulice" dos subsídios, quando todos sabemos que não pode ser assim. Este verão irei à Tailândia pela primeira vez e sempre quero ver se o que dizem acerca das parecenças connosco, é verdade ou não!!!
Pedro Serra
Lisboa