terça-feira, 28 de setembro de 2010

Tráfico de Armas


"Apontamos o dedo a homens como Viktor Bout pelo facto de manchar a imagem da Tailândia mas é a elite militar e política que transformou este país num terreno aberto para o tráfico ilícito de armas" é este o destaque quê se vê hoje no editorial do jornal The Nation num texto acerca da constante desaparecimento de armas e munições dos arsenais militares.

Neste mês de Setembro houve dois incidentes deste tipo (desaparecimento de largos milhares de munições e centenas de granadas do arsenal de Lop Buri) mas o editorialista refere isso ser uma constante e que os tailandeses não deveriam estar surpreendidos pois tal não é mais nada do que o "reflexo de uma cultura de impunidade existente no país".

No Sul do país existe um verdadeiro mercado de armas ligeiras e munições a céu aberto tal qual qualquer mercado de rua no resto do país. Pode mesmo regatear-se o preço de uma bala ou de uma granada e todas elas são provenientes dos arsenais militares.

No corpo do artigo o editorialista refere uma outra grande verdade, que infelizmente se passa em todo o mundo quando estamos a lidar com traficantes.

Diz o jornalista que a patente mais elevada que alguma vez é acusada neste casos é a de sargento e nunca um general viu o dedo ser-lhe apontado.

Sem comentários: