sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Pai

Pai é uma pequena vila num vale no Noroeste do país na província de Mae Hon Song a província que se situa mais Nordeste na Tailândia temdo uma longa fronteira com a Birmânia.

Embora seja bem afastada de Bangkok (quase 1.000 km) é uma importante província pelo facto daquela fronteira por onde passa um pouco de tudo.

Guerra ou escaramuças entre os movimentos étnicos que se opôem ao regime ditatorial de Napidaw (a plástica capital da Birmânia, qual "bunker" a proteger Than Shwei) e as forças militares desse mesmo regime, a mais significativa parte do tráfico de drogas provenientes daquele país um dos principais produtores mundiais de opiáceos, todo o tipo de contrabando desde verdadeiras fábricas no sector textil (na maioria dos casos pertencentes a tailandeses) a grandes quantidades de vinhos e bedidas espirituosas, sempre enchendo os bolsos da burocracia dos dois países, etc.

Pai, que dista cerca de 120 km da capital da província e portanto da fronteira. é um oásis de calmaria no seu vale de arrozais rodeados por altas montanhas.

Recentemente Pai foi descoberta pelo turismo, inicialmente o turista da mochila às costas, mas tem vindo pouco a pouco a modificar o tipo dos visitantes e a ganhar qualidade sem perder a principal razão que atrai as pessoas. Os arrozais, a calma e o "dolce far niente" que se pode gozar em Pai.

Repetem-se os locais para ficar (hoteis, resorts, etc) mas na sua esmagadora maíoria preservando o ambiente tanto quanto é possível. Aliás os tailandeses quando bem instruídos são extremamente generosos na preservação da sua terra e da sua cultura e sabem bem o que não fazer.

Dois dias de descanso esperam-me.


Sem comentários: