Ontem ao passar por Tak, uma das portas de entrada no Norte da Tailândia, falou-se do Rei Taksin e uma pessoa confundiu o nome com o do ex-PM Thaksin.
Na realidade para ouvidos ocidentais pouco atentos a mudanças de som tão subtis é fácil de confundir Taksin (สมเด็จพระเจ้าตากสินมหาราช) com Thaksin (ทักษิณ ชินวัตร), se bem que aquela escrita já é por si própria uma tentaiva de ocidentalizar os sons da fonética tailandesa e portanto só tem o valor de tentar ajudar quem não lê tailandês a pode sonorizar as palvras.
A diferença é grande.
Taksin, o Grande, também chamado o Rei de Thomburi foi um dos monarcas mais influentes na história do Sião. Oriundo da província de Ayuthia reinou no último terço do século XVIII e foi o Rei do Sião que depois da destruição da antiga capital e sua cidade natal pelo Birmaneses assumiu a tarefa de reagrupor apoios, com a ajuda de alguns portugueses, e, a partir de Thomburi local que escolheu para a nova capital, antes de esta se transferir para Bangkok do outro lado do rio Chao Praya, lançou o ataque que expulsaria os invasores birmaneses e reestabeleceria a unidade do Sião.
Taksin o Grande reunificou o país. Thaksin dividiu-0.
Sem comentários:
Enviar um comentário