quinta-feira, 3 de junho de 2010

Reconciliação

Pornpimol Kanchananak uma ferverosa adepta da Casa Real e dos Democratas escreve hoje um artigo no The Nation que merece a nossa atenção pois toca num aspecto fundamental dos problemas com que se enfrenta a sociedade tailandesa. O poder "irresistivel" do dinheiro na política.

Transcrevo, em tradução minha, a última parte do seu artigo.

Se há uma palavra que descreve algo pior do que "falhar", essa palavra estaria ligada ao nosso patético sistema de educação.

O estudo da nossa própria história foi retirada do currículo nacional, a disciplina moral, formação do caráter e firmeza ética já não são o foco do nosso currículo.

Como tal, o dinheiro é o único motor principal de nossa motivação.

As pessoas vão produzem nada, mas fazem tudo, para obtê-lo.

Não vão parar, mesmo quando se trata de abusar da sua autoridade, não importa quão grande ou pequeno. Os políticos e seus amigos foram os principais beneficiários desta cultura dinheiro.

Então, talvez seja inútil falar sobre a reconciliação nacional sustentável, enquanto os nossos próprios factores Moynihan (
referencia a Daniel Moynihan
) não forem abordados pelo governo e pela sociedade.

A nossa sociedade é uma comunidade com extrema necessidade de unidade de propósitos e de interesses, algo que não é tão banal como o dinheiro e riqueza.

É o que Sua Majestade está sempre tentando dizer nos. E nós nunca tomamos cuidado em ouvir.

O debate de ontem no Parlamento e as guerras que agora estão a continuar para remendar as brechas na coligação no poder são excelentes exemplos do que a autora refere. O cimento para fechar essas brechas é tão somente o dinheiro nada que tenha a ver com o interesse dos cidadãos ou do país.

Sem comentários: