quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Jai Dee

Esta manhã um jornal de língua tailandesa chamava ao Primeiro Ministro em exercício Suthep “jai dee” o que quer dizer bom coração. Suthep ocupa a posição durante a ausência de Abhisit nos Estados Unidos para participar na Assembleia Geral das Nações Unidas e nas cimeiras do G20 e do Ambiente, estas na qualidade de actual Presidente da ASEAN.

Na realidade os seus amigos do Partido Bhum Jai Thai (BJT) têm sobejas razões para comemorar esta semana e parte dessas comemorações devem ser partilhadas com Suthep.

Ontem o Conselho de Ministros, por ele presidido, aprovou a nomeação do secretário-geral do Ministério da Economia de acordo com a proposta da Ministro. O nome de Yangyong Phuangrach tinha sido apresentado pela Ministro em início de Agosto mas Abhisit tinha sempre decidido adiar a questão. Dizia-se que isso teria a ver com a possibilidade de utilizar o seu nome como moeda de troca no caso do novo Chefe da Polícia mas ontem um jornal de língua inglesa dizia haver um conflito pessoal entre o PM e o proposto visto em tempos numa reunião em que Yangyong tinha estado presente este teria discordado de algumas afirmações feitas por Abhisit e o teria contrariado de forma muito frontal. O facto é que ontem o seu nome passou e ocupará o posto que a Ministro queria. Outra decisão do Conselho de ontem irá por certo alegrar bastante as cores azuis de Nevin. Foi aprovado uma extensão ao orçamento militar de 15 mil milhões de bath (305 milhões de euros) para aquisição de material incluindo helicópteros anti-submarino. Isto num momento em que o país vive o seu pior momento de sempre no que respeita as finanças públicas com um deficit orçamental em evolução galopante. Igualmente ontem o Conselho aprovou mais um empréstimo internacional no valor de 844 mil milhões de bath e a continuidade de outro no valor de 792 mil milhões ou seja um total de 33,870 mil milhões de euros!!

Estas medidas, todas a favor de áreas próximas do BJT, aparecem um dia após Nevin Chidchob ter sido absolvido das acusações de corrupção. Hoje fazem manchete nos jornais as acusações do ministério público contra a Assets an Examination Commssion por ter sido negligente na produção das provas permitindo assim a absolvição dos 44 acusados e a perda de face ao acusador público.

Também ontem o Ministro do Interior, e actual líder legal do BJT, vem dizer duas coisas importantes. Espera ver o general Chumpol eleito como o novo Chefe da Polícia (o proposto de Abhisit é outro) e vai nomear como “principal” do partido, sem que se compreenda bem o que isso significa, Nevin Chidchob. Recorde-se que este está banido do exercício de actividades políticas até Maio de 2012 na sequência da dissolução do Thai Rak Thai, o Partido liderado por Thaksin, no qual Nevin era o número dois.

Também contrariamente ao que Abhisit, e neste caso também Suthep, têm dito sobre a revisão constitucional dever ser feita por uma comissão para tal criada, Chaowarat disse que a revisão deve avançar rapidamente e que existem artigos que têm que ser revistos de imediato.

Será Suthep jai dee, bom coração, inocente ou cúmplice? Pelo menos foi simpático é o menos que se pode dizer.

Estas serão perguntas que para já terão resposta na interpretação de cada um.

Sem comentários: