segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Duplicidade ou Cumplicidade?

Começa a ficar cada vez mais claro como o demonstra a sondagem feita pela ABAC (universidade católica), e que hoje veio a público, que as pessoas estão descontentes com a duplicidade de critérios utilizados pelo governo na forma como lida com os grupos que se manifestaram durante o fim-de-semana.

Enquanto para Bangkok foi mobilizado um forte contingente militar e foi colocado arame farpado à volta da maioria dos edifícios públicos que se pensava poder serem alvo da manifestação que iria ser levada a cabo pelos “camisas vermelhas”, em Khao Phrae Vihaern, onde os “camisas amarelas” se manifestavam para “restituir aos tailandeses a terra ocupada pelos invasores cambojanos” nada foi preparado.
Enquanto na capital foi imposto o Internal Security Act, lei que permite a actuação dos militares e a restrição de alguns dos direitos fundamentais, como direito de associação e direito de opinião, e permite que as forças encarregadas de manter a ordem pública prendam quem entenderem estar a perturbá-la sem para isso terem nenhum mandado específico. Em Khao Phrae Vihaern, isso não aconteceu. No primeiro caso o governo invocou a segurança interna e pelos vistos entendeu que o caso na fronteira não era uma ameaça se bem que fosse conhecido a intenção do PAD de entrar na área que os Cambojanos consideram ser seu território e portanto tratar-se, no entender destes de uma invasão facto que levou o General Hun Sen, PM Cambojano, a afirmar que os manifestantes seriam repelidos a tiro de canhão se ousassem por pé em território do país.

Em Bangkok os “camisas vermelhos” reuniram-se, ouviram as mensagens dos seus líderes, ouviram Thaksin falar através de uma vídeo-conferência, afirmando que estava num país vizinho (Thaksin tem interesses económicos no Camboja, no Laos, na Birmânia e ainda grandes amigos em Singapura aos quais vendeu as suas empresas em 2006). Depois disso dispersaram pacificamente da mesma forma como vieram.

Em Khao Phrae Vihaern os “camisas amarelas” romperam através das barreiras militares (porque os deixaram), envolveram-se em confrontos com esses e com os residentes locais que os acusaram de virem de fora só para criar problemas. Dizia um velho residente do local – “nós e os cambojanos vivemos aqui há séculos juntos e em harmonia. Agora vêm estes de fora (os manifestantes eram os Guardas do PAD idos de Bangkok e cerca de 2.000 pessoas trazidas em variados meios de transporte principalmente de Chachoengsao e Buriram) perturbar a nossa vida”. O desfecho foi 17 feridos sendo que dois estão em estado grave. Um dos locais foi atingido por uma bala, não se sabe vinda de onde.

O Thai Rath, um importante jornal tailandês dizia hoje: A manifestação de Bangkok foi para servir os interesses de Thaksin e a da fronteira para os Cambojanos se rirem ao verem os tailandeses a lutarem entre si.

Amarelo está na moda e o Vermelho não. Ou será mesmo cumplicidade?

Sem comentários: