segunda-feira, 21 de setembro de 2009

A Hipocrisia


Hoje foi conhecida a decisão judicial sobre o caso da compra de árvores de borracha para reprodução no qual, alegadamente, teria havido corrupção.

Em duas palavras: o ministério da agricultura decidiu comprar uns milhões de árvores. Essa compra foi feita a uma empresa de um dos maiores grupos deste país - CP - mas a empresa que fez o fornecimento não tinha nenhuma experiência deste tipo de negócio e as amostras eram de baixa qualidade. Acontece que por outro lado o preço pago, esse não foi de baixa mas de muito alta qualidade, ou seja, segundo a acusação, demasiado caro.

Havia 44 arguidos desde Ministros e outros membros do governo de Thaksin da altura, funcionários do ministério e empresas e seus membros do grupo económico fornecedor.

À cabeça dos arguidos encontrava-se Nevin Chidchob que na altura era aquilo que em Portugal se chamará o Secretário de Estado da Agricultura e foi a cabeça do negócio.

Este caso tem vindo a ser adiado há vários anos e só começou a andar a partir do momento em que Nevin passou a ser parte das forças no poder ou não fosse ele o mais importante aliado, se bem que nem sempre assim se comporte, de Abhisit.

Convem relembrar que Nevin era o homem forte de Thaksin, o seu braço direito e aquele que estava sempre junto a si em todos os momentos. Quando se separou, por entender que tinha a hipótese de vir a ser o novo Thaksin, disse públicamente que tinha falado ao "patrão", como lhe chamou, dizendo que, por agora, era tempo de terem vidas separadas.

Uma das primeiras decisões judiciais após a tomada de posse do governo de Abhisit foi já favoravel a Nevin e neste processo, abandonando parte das acusações que contra ele havia. Essa decisão foi tomada em início de Janeiro deste ano. A partir desse momento ficou mais claro que o processo iria seguir ao ritmo que a ele conviria e seria de esperar a decisão que veio a acontecer. Nevin veio a dizer em Agosto que estava disposto a aceitar qualquer decisão do Tribunal, como se não estivesse ciente da forma como as decisões são tomadas nos processos que envolvem os políticos, e na duplicidade dessas decisões consoante o quadrante onde se encontrem esses mesmos políticos.

Assim foi e Nevin bem como os outros 43 arguidos foram considerados não culpados.

Nevin é o patrão de facto do Bhum Jai Thai Party que tem por objectivo, públicamente assumido pelo seu líder legal, o actual Ministro do Interior, obter o maior número de lugares nas próximas eleições para poder ser um partido charneira no processo de formação de um governo. Estão, como é por demais sabido, abertos a "vender" os seus Deputados ao partido que assegure o poder e ofereça mais "tachos" governamentais. Chaowarat, o Ministro do Interior, quando afirmou o objectivo do Bhum Jai Thai Party acrescentou que no momento em que entendessem terem reunidas as condições para formar um grupo de Deputados suficientemente grande, abandonariam a coligação com os Democratas para forçar eleições. Nua e cruamente a assumpção da traição.

Hipócritamente vem agora Nevin Chidcho, à saída do Tribunal afirmar que agora, após conhecer a sentença, a única coisa que resta fazer na vida é "proteger a monarquia até ao seu ùltimo suspiro".

Pobre será a monarquia se necessitar da protecção de tamanho chacal.

Felizmente o Rei conhece bem o seu povo.


Sem comentários: