terça-feira, 28 de abril de 2009

Vencidos e Vencidos


Depois dos incidentes durante o Songkran, escrevi que o PM Abhisit Vejjajiva tinha uma oportunidade de ouro de poder fazer a diferença e mostrar a sua real capacidade de comando e de liderança política que o país tanto necessita.

Infelizmente isso não aconteceu e aquilo que se pode analisar no rescaldo daqueles acontecimentos é que fundamentalmente todos perderam.

Perdeu a Tailândia porque a sua imagem perante o Mundo saiu chamuscada devido ao facto de ter sido necessário adiar, uma vez mais, as cimeiras da ASEAN. O tecido económico do país afectado, o turismo mais uma vez em perca com os visitantes de novo receosos de demandarem o país.

Perdeu Abhisit pois não conseguiu alavancar a posição que tinha conquistado de alguma simpatia popular pelo facto de ter emergido como vitorioso da crise. Abhisit foi incapaz de avançar com soluções e aquelas que propôs acabaram por ser tomadas em mãos por outros que não ele. para além disso viu-se agora envolvido no estranho caso da morte, ainda por explicar, de um soldado que fazia guarda á casa onde nos dias 12 e 13 se recolheu. Nessa altura Abhisit e Suthep, pernoitaram, em casa do comandante da 1ª região Militar, General Kanit, e um dos soldados que ai se encontrava de guarda enviou uma mensagem à sua namorada dizendo que o PM aí se encontrava. Igualmente estava a falar ao telefone com a sua mãe referindo o mesmo, quando a conversa foi abruptamente cortada. No dia seguinte o corpo dele foi entregue á família com instruções para ser cremado rapidamente e acompanhado de 10.000 bath para o efeito. A família realizou uma cremação fictícia e levou o corpo para ser autopsiado pela maior autoridade em medicina legal no país que confirmou fractura do crânio e várias escoriações no corpo aconselhando que a polícia investigasse. Como se tratava de uma localização do exército a investigação terá de ser feita pela policia militar o que a tornará impossível. Abhisit saiu já a clamar que a morte do soldado foi acidental numa antecipação a qualquer pergunta que lhe possam fazer o que não ajudou nada. Chamlong, o general líder do PAD, ontem numa entrevista a um jornal, e colocando mais um prego no caixão do PM, afirmou que Abhisit não controla nada no comando da nação.

Perderam Thaksin e a UDD visto a forma como levaram a efeito as suas manifestações criaram o caos que ninguém desejava. Até ao momento a sua manifestação tinha sido grande em pessoas e pacifica granjeando simpatias pela forma ordeira como se tinha desenvolvido. Após os incidentes no Songkran saíram perdendo e muito. Thaksin pelo seu lado cada vez mais se vê confinado a ser um homem acossado, agora já sem passaporte tailandês tendo a necessidade de se movimentar de um lado para o outro e com muito cuidado para não aterrar num país que o reencaminhe para a Tailândia onde para além das acusações que já tinha tem agora outros mandados de captura à espera.

Perdeu Nevin Chidchob pois ficou agora claro que o ex mão direita de Thaksin tornado no aliado de privilégio da coligação no poder, esteve por detrás das manifestações em Pattaya e se envolveu com os seus "camisas azuis" nalguns dos distúrbios em Bangkok ajudando a provocar o caos numa tentativa de fazer sair para a rua os "amarelos" para se confrontarem com os "vermelhos". Nevin foi ainda acusado. explicitamente, por Sondhi de ser um dos que está por detrás da tentativa de assassinato contra ele.

Perderam os Militares, e especialmente o seu chefe Anupong Paochinda pois a sua actuação em todo o processo ficou demonstrada ter sido inadequada. Existem registos fotográficos e em vídeo da cumplicidade dos "verdes" com os "azuis" de Nevin quer em Pattaya quer em Bangkok. A utilização da M16 e AK 47 não é compreensível quando o objectivo era controlar manifestações. O facto de Anupong ter admitido, depois de duas negativas de que as tropas podariam ter disparado balas reais contra os manifestantes. O facto de continuar ainda em discussão se houve ou não mortos em virtude da actuação dos militares e finalmente pelo facto, que teve de confirmar, de algumas das balas utilizadas no atentado contra Sondhi serem provenientes do 9º Regimento de Infantaria da Royal Thai Army. Por outro lado torna-se hoje evidente para muitos que Anupong não tem o apoio de todos na hierarquia.

Perdeu o PAD que viu um dos seus mais altos dirigentes ser alvo de um violento atentado e sentindo na realidade que aqueles que os apoiaram durante a cruzada dos 193 dias em 2008 não estão todos solidários com a causa que perfilham. Isso mesmo levou a que Sondhi L. acusasse, para além dos militares e de Nevin de estarem envolvidos no atentado, um Ministro do próprio Governo que era persuposto estar do mesmo lado do que eles. A partir deste momento o PAD terá de rever quem são os seus amigos e quem são na realidade os seus inimigos.

Perdeu por fim a Liberdade visto na sequência dos incidentes, e mais uma vez contra as palavras de Abhisit, forças policiais e do Ministério do Ciência e Informação terem fechado cerca de 6.000 sítios de web, calado centenas de rádios locais e fechado a estação de Televisão que apoiava os "vermelhos", mais uma vez numa política de dois pesos e duas medidas em relação aos grupos em disputa no país.

Contudo neste arco-íris político pare haver um vencedor ou pelo menos um elemento que sai de algum modo fortalecido deste processo e ele é a Consciência Nacional.

Os tailandeses começam a entender que a luta a que a maioria assiste não é uma luta somente entre "amarelos" e "vermelhos". Muitas outras cores estão envolvidas e é hoje claro que as perguntas circulam na cabeça de muitos que antes não prestavam nenhuma atenção a questões de natureza política. os próprios meios de comunicação social mais importantes, aqueles que o poder não consegue tocar pela força que têm, sejam eles em língua tailandesa ou em inglês, começam eles próprios a ser porta estandartes dessas questões que circulam nas cabeças de muitos e muitos tailandeses.

A formação de uma consciência democrática é sempre um longo e penoso processo mas parece estar em marcha num país onde os assuntos de estado estavam até não há muito relegados para fóruns onde os cidadãos não queriam intervir.

O processo de mudança está em marcha.

2 comentários:

PubEd disse...

http://pubeditions.blogspot.com/2009/04/tailandia-descontente-com-media.html

Perderam todos, muito em especial, o povo tailandes

Unknown disse...

É verdade mas também está a aprender, a custo mas aprendendo, o que pode ser a Democracia. Sempre entendi, e o povo tailandês dá-me essa confirmação, que os povos não são estúpidos e sabem sempre muito bem o que escolhem e estes vaõ escolhendo, às vezes por caminhos que nos parecem difíceis o rumo da sua vida.