quinta-feira, 5 de março de 2009

A Economia do País



Boas e más notícias têm vindo a lume sobre a economia na Tailândia o que não é mau visto que no resto do Mundo só acontecem más notícias.

Vamos ás más para se ficar com um bom sabor na boca no final.

O desemprego registado duplicou se se comparar Fevereiro com Janeiro deste ano o que é bastante preocupante. Ontem o gabinete aprovou um decreto que permitirá ao Governo pedir um empréstimo de 70 mil milhões de bath (1,6 mil milhões de €) ao Banco Mundial, ADB e JICA, como anteriormente tinha descrito.

O Director-Geral daquilo que seria o Orçamento em Portugal, comunicou que as recitas fiscais tiveram uma quebra significativa no montante de 70 mil milhões em quatro meses e que é esperado até ao final do ano fiscal, Outubro, que essa quebra seja de 100-130 mil milhões de bath.

O Bangkok Bank, o maior banco tailandês, anunciou ontem que a economia poderá recuar até 2% neste ano de 2009, o que quer Governo, quer Banco central têm tentado contradizer. Não parece nada de extraordinário visto os grandes clientes da Tailândia, Japão, União Europeia e estados Unidos, estarem todos em forte contenção de despesas no que respeita as importações, o"pão da economia tailandesa". Por outro lado mercados que recentemente têm vindo a tomar fortes posições como a China, Médio Oriente e os outros parceiros da ASEAN, para além dos recentes parceiros Austrália e Nova Zelândia, não são suficientes para contrariar as fortes quebras dos primeiros.

O Banco Central saiu a dizer ao Governo que o programa para distribuir 2.000 bath a todos os que têm rendimentos mensais até 15.000 bath, não é uma medida que ajude os problemas estruturais e de longo prazo da economia e que deveria ser abandonada. Não sei se foi um discurso encomendado pelo Ministro das Finanças, devido aos problemas orçamentais que regista, mas o facto é que se não for para a frente esse programa isso irá afectar, por certo, a coligação e aqueles que querem com esta medida ir conquistar posições no campo do adversário. O programa está para ser implementado a partir de Abril e logo se verá.

Do lado das boas notícias temos a sentença do Supremo Tribunal Administrativo (STA) sobre um caso relativo ao meio ambiental no Parque Industrial de Ma Ta Phut, na província de Rayong, que tem sido palco de números queixas sobre as condições ambientais, inclusível com relatos de substâncias cancerígenas estarem a ser enviadas para o ar através das chaminés das fábricas. Ma Ta Phut é um parque onde se concentra grande número de empresas japonesas e faz parte da grande cintura industrial do país e aí cai grande parte do investimento estrangeiro. O STA sentenciou que Ma Ta Phut é uma zona onde a poluição deferá estar sob controle dentro dos limites requeridos para aí se trabalhar, mas recusou condenar o Parque Industrial o que, se tivesse sido feito, seria uma forte machadada especialmente no que respeita o investimento japonês, o mais importante no país. Poderá considerar-se que foi uma decisão politicamente motivada mas mesmo assim, e atenta as discrapãncias até aqui registadas, sensata.

A outra medida positiva foi o anúncio pelo Board of Investment (agência promotora do investimento) de que nos dois primeiros meses de 2009 tinham dado entrada nos serviços 141 projectos de investimento, tailandeses e estrangeiros, num valor total de 108.7 mil milhões de bath. Feliz o país onde ainda existe algum apetite para os investidores aí apostarem.

É destas medidas que o país necessita, especialmente se forem investimentos duradouros e não oportunistas, para ajudar a equilibrar a economia neste tempos tão conturbados.

Sem comentários: