quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

De Phrae a Phitsanulok

O caminho de Phrae para Pitsanolok era curto e pouco interessante para ser feito na estrada normal passando por Uttaradit.

Assim falei a um amigo meu natural dessa província perguntando-lhe quais eram as grandes atracções de Uttaradit e ele disse-me sem dúvida a barragem Sirikit.

Olhando para os mapas existentes no carro reparei que essa barragem, a segunda maior no país, (obviamente a primeira tem o nome do Rei) ficava não no caminho para a capital, sul, mas a sudeste de Phrae. Dos três mapas que tínhamos no carro dois deles não indicavam nenhuma estrada que pudesse ligar a província de Phrae com a barragem mas o terceiro tinha bem desenhada uma estrada e decidi-me, embora sem evitar inúmeros comentários do meu parceiro de viagem, aterrorizado por se meter ao caminho numa estrada que "não existia".

Montanha acima sempre com boa estrada lá acabamos por encontrar o tal troço que não existia nos dois outros mapas. Uma estrada de terra batida com cerca de 100 km. à sua entrada ainda perguntamos a duas pessoas que ali se encontravam se aquele era o caminho para a barragem ao que nos responderam afirmativamente e então por aí vamos nós.

Na sua generalidade o piso era de boa qualidade e na maioria do percurso tinha largura suficiente para dois carros o que tornava mais fácil a viagem. Ainda paramos pelo caminho quando junto de um pequeno riacho encontramos uns bombeiros enchendo um carro cisterna, mas com duas ou três pequenas atravessadelas lá chegamos ao asfalto do outro lado da serra. Uma coisa há que dizer. Durante todos os quilómetros que percorremos só por duas vezes tivemos de perguntar para onde ir, e percisamente neste dia. Aqui e um pouco mais tarde ao sair da barragem. As estradas têm indicações toponímicas excelentes. Seria bom que todos os turistas que demandam Portugal tivessem a mesma experiência. 20 valores! Boas direcções em inglês. Onde por vezes se nota algumas imperfeições é ma sinalização vertical especialmente no que respeita a zonas de ultrapassagem e similares.

Chegados à barragem parar, sacudir o pó, o muito pó, e enfrentar um belo repasto de peixe de todas as maneiras e feitios. Um dos peixes que comemos, é um peixe da região cujo nome não conheço, mas que foi preparado de uma forma que me lembrou muito a cozinha portuguesa. Delicioso.

O local onde "aportamos" não é onde se encontra propriamente a barragem mas um dos lados do imenso lago, de 250 km2, que ela cria. Aí existiam para além dos restaurantes, flutuando na água, casas, sobre jangadas, para alugar, com capacidade para 30 pessoas que são puxadas para o meio do lago ou outro local aonde se queira, equipadas com karaoke (ou não estejamos na Ásia) e tudo isto pela módica quantia de 50 Euros. Ao que parece é um dos locais escolhidos pelas gentes de Uttaradit e vizinhanças para fazer grandes festarolas nos fim-de-semana.

Depois mais uns quilómetros e passamos por Uttaradit, cidade capital de uma província como as outras duas mais a norte, pequena e montanhosa. Também banhada pelo rio Nan, Uttaradit era fundamentalmente um ponto de passagem do norte para as terras mais importantes ao sul como Sukhthai e posteriormente Ayuthaya.

O dia terminou em Phitsanulok, uma província já de maior dimensão quanto a pessoas e com um capital com ares de grande cidade e com todo o negativo que isso traz. Mais uma cidade banhada pelo Nan, um dos quatro rios que ao juntarem-se formam o Chao Phraya, o rio que banha Bangkok.

Phitsanulok tem como uma das grandes atracções o Wat Phra Sri Rattana Mahatat Woramahawihan mais conhecido por Wat Yai ou templo grande, que contem a estátua de Phra Buddha Chinnarat, considerada a estátua mais bonita de Buda no país e por isso ponto de grande peregrinação. A construção do templo data desde o Século XIV mas ainda recentemente lhe foram integrados novos elementos.

O Bot principal estava repleto e muitos devotos faziam as suas oferendas ás várias imagens de Buda existentes no complexo do templo.

Como as cidades mais urbanizadas do sul Pilok, como é conhecido pelos locais, tem um mercado nocturno como a grande atracção turística para além do Wat Yai. Viam-se bastante estrangeiros no mercado a passear, comprar as mesmas coisas de sempre ou a comer. Aí uma das atracções especiais é Pak Bum Fai Daeng, um vegetal que em inglês se chama morning glory, com alguma semelhanças com as nossas nabiças, mas estes prato aqui em Pilok é feito como sempre no wok e depois o cozinheiro atira-o pelo ar a uma distância de uma boa dezena de metros, onde num pódio especial, é apanhado no prato por outro empregado. Existem no restaurante várias fotografias da Princesa Sirindhorn a receber ela própria as "nabiças" voadoras.

E assim terminou mais um dia, comendo à beira do Nan uma refeição com o imperdível Pak Bum Fai Daeng


Sem comentários: