quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Acabou a Paz

Mal terminaram as cerimónias da cremaçãode SAR a Princesa Galyani recomeçaram as querelas políticas e os incidentes que não se desejam. Até ao aniversário do Rei a 5 de Dezembro, ainda medeiam duas semanas e estas serão por certo envolvidas em ataques de parte a parte.

Esta madrugada uma bomba explodiu dentro do acampamento do PAD provocando uma morte e 26 feridos.

O PAD, considerando-se um estado dentro do estado, não autorizou a Polícia a lá entrar nem a investigar o que quer que seja realizando eles mesmos essas investigações. Como sabemos ninguém é "bom juiz em causa própria" e, sem surpresas, o Governo e a Polícia são acusados pelo PAD de "impedirem a pacífica manifestação daqueles que se lhes opõem".

Não é claro se a granada foi lançada do exterior ou se explodiu lá dentro e nunca tal poderá ser claramente investigado com esta política de total desrespeito pelas autoridades levada a acabo pelo PAD.

Entretanto este incidente é relacionado com a ameaça feita por Thaksin de regressar à política e de ir lutar agora dente por dente, olho por olho com os seus inimigos e o anúncio que foi feito que de novo irá falar numa manifestação a organizar no Estádio Nacional a 13 de Dezembro. Igualmente a afirmação do Major General Khattiya, um antigo adversário férreo do ex PM agora aparentemente transformado em seu apoiante, de que expulsaria o PAD de Government House de qualquer modo e que todos os dias haveria bombas no local até eles saírem é um elemento de apreensão. Um grupo de Senadores já apelou à prisão do General afirmando que a explosão aconteceu exactamente como previsto por ele.

O PAD já anunciou, ao bom estilo do que vimos diariamente na Palestina, que irá desfilar com o corpo do militante falecido, esta tarde em frente ao comando da Polícia Metropolitana. Não autorizam a Polícia a chegar próximo do ajuntamento e depois acusam a Polícia de não os defender. A coerência total em política.

O PAD apelou igualmente aos seus apoiantes para um desfile em massa para no próximo Domingo não se sabendo qual vai ser o destino desta nova incursão mas por certo vamos de novo assistir à ausência das autoridades (?) e eventualmente a uma nova ocupação de outra posição.

Assim vai a política neste país que parece ter enlouquecido.

Sem comentários: