terça-feira, 18 de novembro de 2008

Que Esteja em Paz


Estão prestes a terminar as cerimónias da cremação de SAR a Princesa Galyani, quando amanhã as suas cinzas forem depositadas no Wat Rajabopit. Ontem e hoje houve várias cerimónias nas quais participaram os Reis e restantes membros da família real, tendo havido rituais e cantos em memória da falecida.

Estas cerimónias Budistas são simples mas longas e têm sempre algumas componentes semelhantes em todos os dias. O acender de velas junto das cinzas, a oferta de vestes a monges, a oferta de comida a monges e cantos por estes entoados em pali, a linguagem utilizada nos templos, ao longo do dia. Por outro lado as relíquias reais, como agora são chamadas as cinzas, vão passando por vários lugares importantes quer para o Budismo quer para a casa real e cada movimentação da urna é um processo complexo de cerimoniais que dura horas.

Amanhã, como disse a urna contendo as relíquias será depositada no Wat Rajabopit e o Assistente do Templo Phra Dhamma Vorametee disse hoje que o trabalho de decorar o local com as 84 variedades de flores e plantas, na sua maioria de cor azul, a favorita da Princesa, está quase concluído. O local será chamando o Jardim das Memórias.

Desta forma serão concluídas as cerimónias que atraíram mais de 100.000 pessoas só no Sábado o dia mais intenso dos cerimoniais.

Sem comentários: