sábado, 22 de novembro de 2008

Fim de semana em Bangkok

A temperatura baixou, alguns bangkokianos dizem mesmo estar frio, mas o fim de semana promete ser bastante quente.

O PAD anunciou,mais uma vez, a baltalha final para Domingo 23 em resposta aos ataques que têm sofrido nos últimos dias. Esta noite pelas 2 da manhã mais uma granada foi lançada para gentes do PAD ferindo um com gravidade que se encontra agora nos cuidados intensivos de um hospital.

Entretanto a UDD manifesta-se também no Domingo mas em Nonthaburi a cerca de 40 kilometros ao norte de Bangkok. Benvinda distância.

Ontem estive num debate na Universidade de Thammasat sobre democracia na ASEAN, através das lições da Indonésia, talvez o mais democrático estado do agrupamento regional, e da Tailândia e pode constatar-se que todos, sem excepção, estão fartos do PAD, do PPP, da UDD, do Partido Democrata e de todos aqueles que manobram por detrás dos acontecimentos e só deixam ficar mal vista a Tailândia. Dizia um dos mais acreditados Professores de Política deste país que o caminho era fácil. Regressar à Constituição de 1997, ao fundamental das políticas de Thaksin e aos controlos Democráticos que existiam naquela Cosntituição com gente nova, limpa e capaz de trabalhar para o país, só que as cliques conservadoras (reaccionárias) não conseguem entender a necessidade de evoluir e os benefícios da Democracia.

A loucura parece ter tomado todos. Desde há uns tempos o Major General Khatiya Sawadiphol, um especialista em explosivos do exército tailandês e conhecido por no tempo de Thaksin ter sido por este acusado de colocar uma bomba num carro que rebentou perto da sua residência e posteriormente removido do seu posto. Nessa altura o General disse que não tinha sido ele a pôr a bomba pois se isso tivesse acontecido Thaksin não estaria cá para falar. O General, agora mudando de campo e alegadamente envolvido no treino dos apoiantes do UDD no uso de armas, tem sistemáticamente ameaçado o PAD de que se eles não evacuam a Government House ele os atacará à granada como vem acontecendo agora com alguma regularidade e já levou a que um grupo de Senadores solicitasse a sua prisão pelo facto de o que está a acontecer ser exactamente o que ele ameaça. Pois o nosso General veio agora dizer que aqueles que decidissem ir à manifestação de amanhã era melhor fazerem a prévia marcação de um templo para o próprio funeral numa clara ameaça de que iria haver um banho de sangue. Interessante que a sua unica filha é uma conhecida apoiante do PAD.

O facto é que o General Khattiya diz o que lhe vem à cabeça quando e como quer sem que ninguém ponha cobro às suas afirmaçõs. Está neste momento sobre investigação pelo exército mas continua a praguejar com total liberdade. Entretanto o comando ordenou-lhe que fosse dar aulas de aerobica para os mercados, um estilo de serviço comunitário, ao que ele respondeu que era um guerreiro e não um dançarino e que o que ele poderia ensinar era como lançar granadas e não dança. Assim se passa o respeito pela lei neste país.

Com este clima de "anarquia com um sorriso" como penso poder chamar-lhe tudo é possível acontecer, e várias embaixadas emitiram avisos para as pessoas evitarem este fim de semana a zona onde os PADs se reunem, embora esteja convicto de que no final acaba tudo junto a beber um copo ou não sejam todos parceiros de todos neste país apesar de haver mais ferido menos ferido.

Sem comentários: