sábado, 3 de maio de 2008

O meu Padrinho


Para quem não sabe o meu Padrinho de baptismo é o Beato Nuno de Santa Maria, o Condestável de Portugal que nós conhecemos básicamante pela vitária alcançada na batalha de Aljubarrota.

D. Nuno foi muito mais do que um lider militar, um estraga capaz de desbaratar as tropas de do Rie de Castela com bosa visão e organização.

Foi uma pedra crucial na sobrevivência de Portugal no século XIV, um dos homens mais ricos e mais influentes do país e acima de tudo um amante de Deus.

Acabou como quis, como o mais humilde dos humildes servidores, no Convento do Carmo. A única coisa que não conseguiu foi que o seu enterro se processasse sem a pompa que era devida a um heroi nacional.

Este livro da autora britãnica G Lesley Baker é tido por ser a mais desapaixonada biografia do Beato Nuno de Santa Maria, muito provávelemte o 11º Santo Português.

Aconselho a leitura

1 comentário:

Unknown disse...

Olá Tio, parabéns pelo blogue. Há pouco tempo o D. José Saraiva Martins veio cá à terrinha e disse que o 11º santo era capaz de acontecer mais depressa do que pensamos... talvez... mas estava a pensar ... o que nós é o padrinho do nosso padrinho? Em qq caso deve ser uma boa cunha, não??? bjs
Marta

ps - entrei pelo pc da mãe, pode haver alguma confusão de identidades