sábado, 3 de maio de 2008

A Politica, o Futebol e a Cerveja

A Taillândia não é muito diferente dos outros países miditerranicos no que toca à mistura do futebol com a politica.

Vamos voltar atrás e recordar o ano de 2006.

No dia 19 de Setembro, no mesmo dia em que a Mariza actuou em Bangkok, uma noite memorável classificada pelo Bangkok Post " The best ever concert in Bangkok" , deu-se em Bangkok o último golpe de estado que destituíu o Governo, eleito, do Primeiro Ministro Thaksin Shinawatra. O país estava à muito dividido em dois. A aristocracia mais conservadora e a média burguesia de Bangkok contra o Governo, o povo rural e mais pobre, a favor.

O PM, um dos homems mais ricos da Tailândia, era acusado por tudo e por todos de usar o poder em seu benefício e de tentar controlar todos os orgãos do Estado através da colocação dos seus apoiantes.

Aproveitando a ida dele à habitual sessão anual da Assembleia Geral das Nações Unidas, as forças militares, comandadas pelo General Sonthi Boonyaratglin , levaram a cabo um golpe que não fez derramar uma simples gota de sangue. Nessa mesma noite pelas 12.30 o Rei deu o seu aval ao golpe e tudo terminou.

Desde esse dia que o ex PM não pode regressar ao país e foi acusado públicamente de variados crimes de corrupção. Até este momento ainda nenhuma acusação formal foi feita estando vários casos em investigação e ele, e família, constituídos arguidos mas sem acusação.

O Governo que se seguiu, e esteve no poder durante 14 meses, teve como tarefa principal a tentativa de destruição do "regime Thaksin " o que implicou que dedicasse pouco ou nenhum tempo à resolução dos problemas do país. Durante esse período a Tailândia viu o crescimento do PIB descer abruptamente, principalmente devido à quebra do investimento estrangeiro, enquanto os seus mais directos concorrentes ( Vietnam, Malásia e a própria China ) cresciam o PIB a taxas muito mais elevadas alargando o fosso ou reduzindo a diferença.

Passados esses 14 meses foram realizadas eleições, com uma nova constituição onde um dos pontos principais é a tentativa por todos os modos legais de afastar Thaksin do poder.

Realizadas as eleições o novo partido, PPP, nada mais nada menos do que um fantoche do antigo partido TRT, de Thaksin, que tinha sido proibido ao mesmo tempo que todos os seus executivos eram banidos de actividade politica por 5 anos., obtém uma significativa vitória

Voltou assim a haver um Thaksin alike tipo de governação com uma particularidade de o actual Primeiro Ministro ser um velho político de quase 73 anos que nunca tinha sonhado chegar a este patamar. Mas lá está.

O senhor tem uma particularidade interessante. Durante anos foi a cabeça de um Talk Show na Televisão e é conhecido pela forma agressiva e despropositada como fala. Uma vez uma jornalista fez-lhe uma pergunta que ele não gostou e a resposta foi simplesmente "com quem é que você dormiu esta noite".

Depois do golpe, teve que abandonar o Talk Show por pressão do Palácio ( ou pela mão invisível - um dia escreverei sobre isto ) e lançou um programa de culinária em directo, também na Televisão.

Como se vê é um homem muito versátil. Actualmente que é PM retomou o seu Talk Show, aos domingos às 9 da manhã ( não se pense que não é prime time pois as audiências são record ) . Actualmente a oposição pressiona a comissão de classificação de espectaculos para classificar o Talk Show como para maiores de 13 anos devido à sua linguagem abusiva.

Ao menos temos um PM que faz rir, alguns, e por vezes chorar, outros.

E assim temos um governo constituído por filhos, maridos, mulhers, primos, sobrinhos, eu sei lá que mais, dos 111 executivos banidos por 5 anos e o retorno do poder Thaksin embora haja bastantes facções em luta dentro da própria governação.

Entretanto como já referi, anteriormente,o ex PM comprou o Manchester City numa accção de publicidade para dentro da Tailândia. Os jogos da Premierleague são todos transmitidos e a clubite inglesa atravessa toda a poulação. Nós portugueses conseguimos recolher alguns ( bons ) frutos disso devido ao Cristiano Ronaldo e, no passado, ao José Mourinho, que estão ou estavam todos os dias nos media.

A compra do City foi uma forma de aumentar a quota de simpatia interna e no dia do seu regresso ao país, 28 de Fevereiro passado, Thaksin fazia-se acompanhar por dois jogadores ( um deles o "nosso" Kasper Smeichell - que bem me lembro de ver ainda miúdo em Alvalade com o pai Peter ) que vieram fazer "clinicas" aqui na capital.

Perguntam agora. E a cerveja? Onde está ela?

O Everton é patrocinado pela cerveja Chang






penso que a numero um na Tailândia e por certo a mais consumida pelas camadas mais pobres devido ao seu custo mais baixo do que a rival Singha.


que é nem mais nem menos que um dos "oficial sponsors" do Manchester City.

Os donos da cerveja Chang são, também, apoiantes reconhecidos do Partido Democrata, o único na oposição, e os donos da cerveja Singha de Taksin, qualquer que seja o partido.

São duas das mais poderosas famílias na Tailândia e no campo da bebida sómente acompanhados pelo dono do RedBull, a famosa Energy drink



O City tenciona organisar uma tournée de fim de época na Tailândia, mais um acto de campanha política de Thaksin ( que afirma constantemente estar 100% afastado da politica ), e imediatamente para contrariar essa tendência o Governador de Bangkok, numero dois do Partido Democrata, organizou, em conjunto com o Everton FC, ( ou seja cerveja Chang ) uma escola de futebol, na capital, para atracção e desenvolvimento de joven talentos.

Quando não se faz política pela porta grande usa-se o futebol e o poder por detrás dele para tal.

Que lembranças de Portugal.

Sem comentários: