terça-feira, 23 de dezembro de 2008

O Natal de Abhisit


O período de calma registado na Tailândia com a constituição e posterior confirmação pelo Rei Rama IX do novo Governo veio mesmo a calhar para este muito curto período de férias em Portugal.

Natal é harmonia na família, Natal é Paz, Natal é Esperança e, se bem que sendo um país Budista, a Tailândia necessita de todos estes valores do mundo católico, para se relançar e recomeçar a construir algo de positivo depois de mais de três anos de paragem.

Hoje SM o Rei, em audiência no Palácio de Hua Hin, sauda-se desde já a sua recuperação, aliás já referida há cerca de duas semanas, confirmou o novo Governo depois de ter sido possível tirar a fotografia da praxe de novo em frente a Government House, rehabilitada depois de gastos mais de 20 milhões de Euros que serão pagos pelos contribuintes.

Abhisit, já apelidado Oba-Mark, numa referência ao Presidente eleito dos EEUU e ao seu nick name, Mark, e à esperança nele depositada, reconheceu que o gabinete fica aquém das expectativas dizendo que teve de o constituir à pressa. Recorde-se que o prazo constitucional é de 30 dias e só a necessidade de não fazer perder o momentum pode justificar essa afirmação. Na realidade parece mais um Governo Suthep/Nevin/Militares do que um Governo com a mão de Abhisit. O próprio Chuan Leekpai foi afastado de tudo.

Vai ser bastante interessante analisar o desenvolvimento desta aliança nos próximos tempos.

Todos aqueles que contribuíram quer financeiramente quer através dos jogos de força acabaram de ser recompensados com postos e o Ministério da Defesa volta a ser atríbuido aos militares, uma ligeira subversão daquilo que é tradicional ver-se em estados Democráticos sendo os próprios a gerir o seu orçamento, e sabe-se bem quanto os militares são zelosos dos seus "quarteis".

A atribuição do lugar de Ministro dos Negócios Estrangeiros a Kasit Piromya, um conhecido apoiante do PAD, em cujos palcos aparecia regularmente para falar aos militantes, vai por certo ser um problema para o governo nas suas relações internacionais, nomeadamente com o Cambodja, devido às posições que assumiu e também ao seu estilo "Samak" de total confrontação contra tudo e todos, o oposto daquilo que é um diplomata. Mas o mais gritante foi a nomeação para Ministro do Comércio, uma pasta crucial neste momento, de Pornthiva Nakasai, uma empresária "da noite" ligada a um das mais famosas "catedrais das massagens não medicinais" o Poseidon, em Ratchada. A falta de capacidade de Abhisit em rejeitar o seu nome mostra as dificuldades que enfrenta. O único facto que se pode dizer em sua defesa é que o negócio prosperou sempre com ela à cabeça.

Entretanto muito preocupante para o país foi o anúncio feito hoje pelo Presidente da Toyota de que este seria o pior ano de sempre da companhia com uma quebra de vendas de 50% e que não estava em condições de prever o futuro para o Grupo. Sabendo-se da importância da Toyota na economia da Tailândia este anúncio vem na pior altura e será mais uma machadada a acrescentar à já grande lista de sectores que estão a gerar desemprego.

Sem comentários: