quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

1ª Medida Económica


Qual Pai Natal, Korn Chatikavanij, o Ministro das Finanças recentemente empossado, acaba de anunciar a primeira medida de um pacote económico que diz ser vasto e vir a cobrir os sectores da sociedade com maiores dificuldades.

Essa primeira medida vai direita aos adquirentes de casa através de crédito bancário, que passam a poder deduzir nos impostos sobre rendimentos a totalidade dos juros pagos ao longo do ano quando até aqui esse montante era limitado a 100.000 bath.

Se bem que esta medida não cubra muita gente a seja fundamentalmente dirigida à classe mais alta do país, é uma medida que tem um sentido positivo com duas facetas.

Atribui benefícios fiscais, só a quem paga impostos, e permite dar um impulso a um sector da economia com bastantes dificuldades dando uma ajuda áqueles que querem comprar habitação.

Para além disso não é uma medida populista como se temia que viesse a ser as primeiras, na sequência de declarações feitas por alguns dos apoiantes da coligação no poder.

Num momento em que é anunciado que a economia teve um crescimento negativo entre 2 e 3% no segundo semestre de 2008, que as exportações decaíram, só em Novembro, 18 % e o FDI 6,4%. é positivo ver que o Governo tem como sua primeira prioridade tentar encontrar medidas para suavizar a crise que também se abateu sobre a Tailândia.

Entretanto o Director-Geral do Orçamento, Somchai Sajjapong, avançou que a previsão para o crescimento da economia para 2009 é de entre 0 e 1%, o que não sendo bom atento o passado recente da Tailândia e do próprio Sudeste Asiático, é contudo melhor do que o cenário de recessão que ameaça grande parte do Mundo.

Sem comentários: