segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Domingo em Bangkok


De volta à cidade dos anjos esperava-se um Domingo com algum calor devido à anunciada manifestação do UDD na sua luta contra o Governo de Abhisit e pela convocação de novas eleições. Ontem o Governo foi apresentar cumprimentos ao General Prem, Presidente do Conselho Privado do Rei, e a sempre presente figura na vida política tailandesa, e o PM deve ter ficado muito satisfeito por ter ouvido da boca daquele que " a Tailândia tinha muita sorte de o ter como Primeiro Ministro" (sic).

Aconteceu calma mas a dança parece prestes a (re)começar.

Deu-se a volta à mesa mas os parceiros continuam os mesmos.

De um lado um Governo que é contestado. Do outro aqueles que o contestam

Antes eram as marionetas de Thaksin Shinawatra e os amarelos do PAD. Agora são as marionetas de Anupong/Nevin (reconhecidos como as figuras do ano pela imprensa) e os vermelhos do UDD.

Existem algumas diferenças é certo mas a mesa (país) é a mesma e os objectivos são também os mesmos. Correr com o parceiro que se senta do outro lado dessa mesa.

Hoje estava agendada o início da discussão do programa do Governo mas os UDD arrancaram de Sanan Luang a decidiram bloquear o Parlamento para impedir essa sessão. O Parlamento e o Governo actuaram da mesma maneira que fez o de Samak/Somchai, ou seja recuando, embora hoje o Comando da Polícia disse que os manifestantes podiam ser presos por "tentativa de inssureição" artigo do Código Penal só "aplicável" aos vermelhos pois nunca tal foi dito ou feito contra os amarelos.

Este reeditar de uma política de contemporização com as manifestações desordeiras deu o que se sabe com o PAD e se este Governo vai pelo mesmo caminho daqui a uns meses teremos uma nova cena semelhante ao que aconteceu com a ocupação dos aeroportos.

Da mesma forma que o PAD, quase há três anos atrás, o UDD não está organizado nem tem fundos. Contudo se lhe dão tempo para tal acaba por se tornar num exército bem organizado e munido de todas as condições para acções extremamente bem planeadas, financiadas e dirigidas como o PAD, e portanto capaz do pior.

Este último não desmobilizou e os milhões que arrecadou estão ainda a ser utilizados para manterem as estruturas activas. Para testar a sua capacidade de mobilização e festejar os sucessos do ano, reuniram ontem em Muang Tong Thani os seus apoiantes numa grande festa de Fim de Ano.

Entretanto a grande notícia do dia foi a presença do Rei numa regata em Khao Tao, um facto pouco visto. O Rei manteve-se durante toda a competição, atento e tirando fotografias como gosta, aparentando muito boa saúde e uma cara fresca e bem disposta, podendo ver-se quase que um sorriso no gosto que estava a ter de poder conviver com os seus súbditos.

Chegou discreto, numa carrinha, acompanhado de um pequeno cortejo de carros oficiais e de um dos seus cães predilectos, Tongdaeng.

Sem comentários: