quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Será Hoje?


Desde ontem à noite que o aeroporto internacional de Bangkok está ocupado pelas forças do PAD e todos os vôs cancelados com milhares de passageiros em terra.

O caos é total tendo inclusivé os manifestantes ocupado a torre de controlo e serem eles a dizer quem pode entrar ou sair. Esta reportagem do Sidney Morning Herald é elucidativa.

Ontem as televisões quer tailandesas quer de todo o mundo mostravam os incidentes que houve quando, a caminho do aeroporto, um pequeno grupo de cada um dos lados se envolveu em confrontações onde foi bem visível um guarda do PAD, empunhando uma pistola a disparar sobre os outros. Sómente uns feridos e nada mais.

Desde ontem só um vôo, com peregrinos para o Haj "foi autorizado " a levantar voo.

Entretanto o PM está no ar a caminho do país e não se sabe onde irá aterrar. Ao rumor de que seria em U-Tapao, a 150 km ao sul de Bangkok, o PAD disse que iria bloquear essa base militar. Veremos.

A questão de fundo parece ser neste momento saber se, como e quando é que os militares vão sair para a rua.

Se, visto continuadamente repetem, como ainda esta manhã, de que um Golpe de Estado não é a solução para a crise.

Como, pois é sabido que os militares querem ser vistos como independentes, só sendo submissos ao Rei.

Quando, visto estar mais que provado, sabido e conhecido por todos de que a situação não pode continuar desta maneira. Só a Thai Airways anunciou que perde 500 milhões de bath por dia com o bloqueio do aeroporto, e todos são unanimes em condenar o que está a acontecer.

Contudo o PAD diz não sair de lá enquanto o PM não resignar.

O General Anupong veio à minutos propor que o PM dissolva o Parlamento, ou seja convoque eleições, e que o PAD termine a manifestação. Parece-me uma proposta demasiado inocente pois não altera nada na presente situação visto ser mais do que provável que o partido no poder, ou o seu sucessor após a dissolução deste, ganhe de novo as eleições.

A solução a curto prazo tem de passar por um compromisso em que os militares saiam para a rua de modo a que a ordem seja restabelecida, visto a Polícia não ser respeitada após os acontecimentos sangrentos de 7 de Outubro, e o PM Somchai abandone o Governo dando lugar a um dos Vice-Primeiro Ministros ao memso tempo que o PAD termina a sua saga.

Pelo menos uma solução como esta ou similar, que parece estar a tentar ser negociada nos inúmeros encontros terminados ou ainda em curso hoje, poderia dar um espaço de respiração ao país.

Num momento em que a crise económica está a penalizar as exportações nomeadamente o sector automóvel, o já fragilizado turismo, fonte tremendamente importante de receitas, está a sofrer um verdadeiro tsunami político do qual vai ser dificil de recuperar.

Muitas pesoas me perguntaram hoje sobre a segurança no país e se devem ou não cancelar as suas previstas visitas.

A segurança das pessoas não tem estado em causa em nenhuma ocasião a não ser que queiram "entrar na festa" e aderir a algum dos movimentos. Desde 25 de Maio que o PAD se manifesta nesta cidade e só por uma vez, e já lá vão 6 meses, é que me cruzei com eles quando uma manifestação passou à porta do meu escritório na altura em que distribuíam videos dos acontecimentos do dia 7 de Outubro. Uma única vez em 6 meses. A vida está 100% normal e não ser para aqueles infelizes que tinham de utilizar o aeroporto de Suvarnabhumi para entrar ou sair do país. Esses sim estão a ser molestados, incomodados e a sofrer como quando existe uma greve de companhias de aviação ou controladores de tráfego.

Como em todas as ocasiões quem não quer ser lobo que não lhe vista a pele e se não queremos ter contratempos é bom evitarmos andar a fazer de PAD ou de UDD e à procura de problemas.

Sem comentários: