terça-feira, 25 de novembro de 2008

Mais um Dia Final

Bloqueio do Comando Supremo


Passado que foi o "Dia Final" de ontem passamos ao Dia Final de hoje numa série de tentativas por parte dos manifestantes do PAD em conseguirem aquilo a que chamam a vitória final, ou seja a queda do governo eleito em 23 de Dezembro de 2007.

Ontem foi o bloqueio do Parlamento, impedindo a Tailândia de ratificar importantes acordos para a próxima cimeira da ASEAN de que é o Presidente. Hoje o Bangkok Post tinha um longo artigo sobre o facto de o país estar a perder a face no contexto internacional. Depois disso foi o avanço sobre a sede provisória do Governo no antigo aeroporto de Don Muang, onde os manifestantes, que segundo fontes não chegam a um milhar, ocuparam, sem a menor resistência as instalações do Primeiro Ministro abusando das instalações (uma das fotografias nos jornais de hoje mostrava os manifestantes sentados na sala do Conselho de Ministros fazendo como que um piquenique) e ao que fomos informados destruindo documentação.

O piquenique foi aqui

O Primeiro Ministro que está em viagem de regresso a Bangkok (foi dito que o seu avião teve uma providencial avaria técnica e ainda não descolou) após a cimeira da APEC no Peru, convocou uma reunião de emergência para ser realizada no edifício do Comando Supremo das Forças Armadas. O PAD decidiu "levantar ferro" de Don Muang e dirigir-se para Cheng Wattana onde se encontra aquele comando. Até ao momento as únicas noticias que são conhecidas é que os manifestantes impediram um carro tanque com água de entrar nas instalações e que os comandos militares reunidos afirmaram manterem-se solidários na infecção de evitar a qualquer confrontação com as forcas rebeldes. Entretanto o General Anupong, mais uma vez, foi claro em afirmar que um Golpe de Estado não é a solução para a crise do país.

Esta madrugada houve grande confusão numa das entradas da autoestrada que vai de Bangkok até ao antigo aeroporto visto os carros (e provavelmente os 4 autocarros que ontem os guardas do PAD aprisionaram e as autoridades não sabem, ou não querem saber, onde estão) não quererem pagar portagem considerando-se, o que é muito verdade, acima da lei. Dir-se ía fora da lei! Depois de muitas negociações e uns larguíssimos quilometros de fila lá pagaram a portagem. Pelo menos por uma vez alguém, neste caso os portageiros da autoestrada, mostrou firmeza perante estes continuados abusos.

O afrontar as forças armadas nunca foi a melhor da estratégia e isso mesmo deverão ter pensado os lideres do PAD. Assim, enquanto escrevia este pequeno artigo, resolveram "largar" o Comando Supremo das Forças Armadas e dirigirem-se para o Aeroporto de Suvarnabhumi, o aeroporto internacional de Bangkok. Por certo será para desejar bom regresso a casa ao Primeiro Ministro. Uma coisa não se podem queixar. Tiveram um dia bastante movimentado e é bom aproveitar agora enquanto a gasolina está barata. Segundo fontes no local não são mais do que 400 mas com a complacência das forças da ordem (?) as minorias tornam-se maiorias.

Quem segue o que escrevo terá notado no repto que lancei a Miguel Castelo Branco sobre os ódios e as paixões dos tailandeses e, como sempre, produziu peça digna de se ler e reler e que aqui fica referenciada penso que com os agradecimentos de todos os que se interessam por estas questões de ciência política e história.

Sem comentários: