terça-feira, 28 de outubro de 2008

Santa Cruz - Bangkok



Na Tailândia, onde 86% da população é Budista, existem cerca de 3% de católicos e os portugueses, tendo sido os primeiros ocidentais a aportar ao reino do Sião em 1511, tiveram grande influencia nisso deixando as suas marcas com a construção de três igrejas na região de Bangkok para alem das existentes na antiga capital Ayuthaya.

Cinco anos após a chegada dos portugueses à antiga capital do Sião foi assinado um tratado pelo qual seriam fornecidas armas aos siameses, para os ajudar na sua luta contra os birmaneses, e em 1567 foram estabelecidas as primeiras igrejas em Ayuthaya ao mesmo tempo que chegavam padres além de frades e freiras missionários.

Após a queda de Ayuthaya às mãos dos birmaneses, em 1767, o General Taksin, reagrupou as suas forças em Chantanaburi e contando com o apoio dos portugueses, que lhe forneciam canhões e mosquetes, recomeçou a sua campanha de reconquista e expulsão dos atacantes.

Como agradecimento pelo apoio Taksin o Grande ofereceu uma parcela de terra aos portugueses para ai construírem uma igreja. A área era, e ainda é, conhecida como Kudi Jeen (a actual igreja era chamada de Wat Kudi Jeen). A igreja, construída completamente em madeira em 1770 veio a degradar-se, com o andar dos anos e as humidades do rio, e em 1835 o Cardeal Pallegoix procedeu à sua reconstrução denominando-a definitivamente como Igreja de Santa Cruz.


A actual estrutura foi reconstruída em 1913, por arquitectos italianos, já no reinado do Rei Rama VI, e é assim que existe até aos nossos dias.

O "bairro" de Kudi Jeen está situado nas margens do Chao Praya, em Tomburi, não muito distante do Wat Galyani e do Wat Arun. É aí no seu centro e mesmo em frente ao cais de santa cruz que se situa a Igreja, um dos símbolos da presença Portuguesa na capital.

Para além da Igreja de Santa Cruz existem, por perto, escolas com a mesma denominação e vendem-se numa loja nas pequenas vielas do emaranhado que é Kudi Jeen, uns bolos semelhantes aos nossos queque a que chamam "bolos dos estrangeiros".

No adro da Igreja existem imagens de Nossa Senhora, São José e Santo António para além de um crucifixo de razoáveis dimensões. e um conjunto de uma dezena de sepulturas.

Sem comentários: