quarta-feira, 29 de outubro de 2008

No News


Costuma-se dizer " no news is good news" mas tal não parece ser o caso aqui em Bangkok.

Nos últimos dias a situação política tem estado "calma" sem aparentes incidentes, mesmo monótona para alguns, mas muitas coisas estão a acontecer nos bastidores. Ontem o PM Somchai e o General Anupong visitaram o Sul do país numa jornada sem incidentes e no meio de sorrisos, dizem uns, amarelos.

Como sempre umas boas e outras más.

De repente parece ter havido uma onda em alerta sobre aquilo que podem ser os crimes de lese majesté. O ISOC, Internal Security Operations Command, um orgão do estado que funciona como um poder dentro do poder, requereu que o General Anupong liderasse uma campanha para observar o total respeito pela monarquia. De imediato saiu a terreno avisando de que os militares não tolerariam que a monarquia fosse envolvida nas discussões políticas actuais. O Ministro da Informação e tecnologia também disse ir disponibilizar uma verba até 10 milhões de Euros para implementar um firewall capaz de melhor escrutinar os sítios de internet adversários da monarquia.

Hoje um jornal comentava que este alerta em que eram postos os militares, combinado com a manifestação prevista para Sábado a realizar pelos apoiantes do PPP, com a eventual participação de Thaksin via vídeo, eram os preparativos necessários para levar a cabo o golpe de estado, falhado na intervenção televisiva de há dias.

Entretanto o PAD solicitou autorização para armar os seus guardas isto depois de, há boa maneira de milícias populares terem detido um grupo de manifestantes do UDD, e os mantenham em custódia dentro da Government House, sem que orgãos a quem compete fazer cumprir a lei tenham alguma intervenção.

Noutro acontecimento paralelo, finalmente ao fim de três adiamentos, os três deputados do Partido Democrata que eram acusados de fraude eleitoral, foram julgados e um deles, o que é executivo do Partido e portanto se fosse condenado poderia levar à dissolução do Partido, foi absolvido e os outros dois levaram uma advertência, aqui chamada, à boa maneira futebolística um cartão amarelo.

Está assim afastada a hipótese de também o Partido Democrata vir a ser dissolvido. Isso agora só está em curso para os partidos no poder.

Entretanto do outro lado da moeda o Governo decidiu ontem alargar até 10 de Agosto de 2011 o prazo até ao qual os depósitos em bancos tailandeses são garantidos a 100% numa medida para introduzir mais confiança no sistema bancário. A crise mundial não tem tido um impacto directo na Tailândia mas tem, de uma forma indirecta e também através da falta de confiança mundial nos sistemas financeiros, feito com que a bolsa perdesse desde o inicio do ano mais de 50% do seu valor, fundamentalmente pela saída de investidores estrangeiros a necessitar de liquidez, e feito com que o investimento directo tivesse caído para níveis que por certo implicarão uma quebra do ritmo de crescimento da economia a médio prazo. De igual modo o consumo privado retraiu e o Governo, que tenta lançar grandes projectos infraestruturais para animar a economia, está paralisado nesse particular. Ontem mesmo era para ser anunciado o vencedor do concurso para uma nova linha de metro mas o Ministério Público requereu o seu adiamento.

Uma boa notícia foi a realização ontem em Nakhon Ratchasima (Korat), a terceira maior cidade do país, de uma manifestação conjunta de camisas amarelas e encarnadas.

As camisas amarelas, símbolo de respeito pelo Rei, foram "apropriadas" pelo PAD como a cor do seu desafio e o UDD decidiu utilizar o encarnado como a cor que se lhes opunha, ao PAD, não ao Rei.

Sem comentários: