quinta-feira, 30 de outubro de 2008

1 de Novembro

No Dia 1 de Novembro o UDD/DAAD vai organizar uma grande concentração, felizmente longe do local onde acampa o PAD onde está prevista a participação de mais de 100.000pessoas.

Será num dos grandes estádios da capital e é esperada a "entrada em cena", em directo de Londres, de Thaksin.

Este evento não traz na da de bom e os efeitos dos preparativos para aquilo que pode ser uma contra ofensiva contra o PAD já se fizeram sentir esta noite com a explosão de alguns engenhos junto de lugares ocupados pelo PAD que causaram, embora as informações ainda sejam um pouco contraditórias, dois mortos e uma dezena de feridos.

Sabe-se que houve troca de tiros junto de Makkawan Bridge bem como que explodiram algumas granadas no local que terão causado os danos quer pessoais quer materiais. De igual modo junto da casa do Presidente do Supremo deflagrou uma bomba que causou alguns estragos. Um homem foi encontrado baleado também junto do PAD mas apesar de estar identificado não se sabe bem se tem alguma relação com os eventos ou não. Um outro socumbiu mais tarde aos ferimentos.


Entretanto o General Kattiya Sawadiphol, especialista em balística e próximo de Thaksin veio dizer nada ter a ver com o acontecido mas que se o PAD persistisse em manter-se na Government House muito provavelmente mais guardas do PAD viriam a ser abatidos. Acrescentou que no futuro o PAD poderá ser atacado com misseis RPG e granadas M79 mostrando um grande conhecimento sobre os acontecimentos.

Parece estar em vias de ser encontrado o álibi para que o General Anupong possa avançar para o tanto falado e desmentido golpe de estado.

A maioria da população está contra um golpe mas também está contra a presente situação. Os militares de algum modo também estão contra essa arma que possuem visto saberem bem o quanto perderam e o quanto o país perdeu com o falhado golpe de 2006. Se avançarem, vão ter de abolir a Constituição que eles mesmo criaram, vão ter de enfrentar um momento de grande crise internacional com as já faladas repercussões no país e acima de tudo vão ter de explicar muito bem à população qual a causa pela qual se batem.

Contudo há forças muito fortes que só conhecem esta estratégia do golpe de estado como via de solução das questões políticas no país.

É também interessante ver que inclusive o PPP poderá sair reforçado se vier a haver um golpe visto se criar um motivo e uma nova causa que una as partes actualmente ainda um pouco divididas.

O dia 1 de Novembro é aquele onde as atenções agora se concentram e ontem comentava-se abundantemente num encontro onde havia muitos diplomatas que o golpe sairia á rua no próprio sábado.

Resta esperar mas uma questão parece clara. Qualquer situação não é de fácil solução e quem vai ganhando com isto é o Governo e os seus apoiantes e quem por certo sem nenhuma discussão saia a perder é a Tailândia.

Sem comentários: