segunda-feira, 7 de julho de 2008

O mês do azar?


Parece que as previsões sobre o "terrível" 2 de Julho seriam mais bem acolhidas no que se refere ao mês de Julho em geral pois este promete, a partir de agora ser bem quente, quer no sector político quer no sector económico.

Politicamente vamos ter já hoje a decisão do Tribunal Administrativo sobre o Ministro da Saúde e a sua luta contra os membros da Governmental Pharmaceutical Organization (GPO).

Há cerca de 3 meses o Ministro decidiu demitir o Presidente desta Agência devido à sua persistência em tentar aplicar o "compolsury licence" sobre vários medicamentos relacionados com o tratamento do cancro.

Este caso tem vindo desde o Governo Surayud a dificultar as relações económicas com os estados ocidentais pela, alegada por estes, violação dos acordos da Organização Mundial de Comércio no que se refere ao respeito sobre as normas de propriedade intelectual, produzindo a Tailândia drogas sobre patente internacional. O Ministro da Saúde demitiu o Presidente desta Agência que posteriormente o Tribunal Administrativo reintegrou compulsivamente. Hoje este Tribunal pronuncia-se sobre os comentários então, produzidos pelo Ministro sobre a reintegração e tentativa de não acatar a decisão do Tribunal, e tal poderá inclusive levar à sua demissão.

Amanhã é julgado o "caso" Yongyuth Tiyapairat, o antigo líder do Parlamento que foi acusado de tentativa de compra de votos na sua circunscrição em Chiang Rai e que, se condenado, na medida em que ele é um dos executivos do PPP, poderá levar a um novo processo visando a dissolução compulsiva deste partido com o consequente enfraquecimento da coligação no Governo. Refira-se que se o partido for dissolvido os Parlamentares têm 30 dias para mudar de partido de modo a poderem manter-se no Parlamento, mas como a maioria dos partidos que constituem a coligação no poder está sobre investigação sobre fraudes eleitorais poderá vir a acontecer não restar nada mais do que o partido da oposição, o partido Democrata.

No dia 28 deste mês será a vez do Ministro das Finanças vir a ser julgado pelo seu envolvimento não caso da lotaria de dois e três dígitos, um dos instrumentos do regime Thaksin, utilizado com sucesso para retirar dinheiro do jogo ilegal, mas que foi feito com tal falta de cuidados que violava várias leis sobre o jogo. Naquela altura o Governo tinha uma ideia e implementava-a sem se preocupar muito com as questões da legalidade pensando estar impune a todas essas questões. Contudo este caso é um dos exemplos do insucesso da governação Surayud visto a investigação ter começado logo após o golpe e só agora passados quase dois anos é que irá a julgamento.

Para terminar em cheio o mês no dia 31 a mulher de Thaksin irá ser julgada no caso da transferência das acções da Shin Corp para o seu irmão, sem ter pago impostos. como o Ministério Público reclama que deveria ter feito.

Para terminar, este "repasto" de más coisas para o Governo, o Ministro da Economia veio dizer que este ano a inflação irá ultrapassar os 10% e que os efeitos do amontoar de crédito mal parado estão a começar a incomodar seriamente o sistema bancário.

Afinal não era o dia 2 de Julho que era o pior do ano é o mês de Julho, todo ele, que poderá ser o princípio do fim da Governação Samak/PPP/Thaksin/TRT

Sem comentários: