terça-feira, 8 de julho de 2008

Dia D




Já lhe chamam o Dia D ao dia de hoje pois a decisão sobre o caso Younghyt pode ser a alavanca para a futura dissolução dos principais partidos da coligação no poder.

Para "ajudar à festa" a UNESCO decidiu favoravelmente a pretensão do Cambodja em incluir como património da Humanidade o Templo de Khao Prha Viharn e hoje mesmo também o Tribunal Constitucional irá decidir sobre a actuação do Ministro dos Negócios Estrangeiros neste caso. Os Senadores que iniciaram o caso clamam que ele violou o artigo 191 da Constituição visto, tratando-se de um Tratado teria de ser aprovado pelo Senado.

O Ministro alega, e no meu ver bem, que visto nada ter mudado sobre a decisão do Tribunal Internacional de Justiça de 1962 trata-se de um mero acto administrativo e portanto dentro da esfera de competência do Governo. O Tribunal decidirá hoje. Se a decisão for favorável isso será como que um balão de oxigénio para o PAD. Lembram-se?. Ainda continua em manifestação mas já sem o fulgor do passado. Tudo o que é demais cansa.

Entretanto o Ministro da Saúde, Chaiya Sasomsab, acabou por ter uma multa de 25.000 bath ( cerca de 500 € ) por ter criticado a decisão do Supremo Tribunal Administrativo, e três jornais receberam uma reprimenda por terem publicado o respectivo desabafo.

Mais uma vez o General Anupong, CEME, veio desmentir rumores de que o Exército está a preparar um Golpe de Estado.

Cenas dos próximos capítulos a apresentar em breve.

Sem comentários: