quarta-feira, 11 de maio de 2011

Código de Conduta



Decorreu esta manhã uma cerimónia numa muito bem intencionada organização do Dr. Gotham Arya, Professor da Universidade de Mahidol e que teve como objectivo a assinatura de um Código de Conduta dos partidos políticos código esse que se quer implementado na próxima campanha.

Os objectivos são universais de encorajar os partidos políticos e os seus candidatos a praticarem o bem, a defenderem os interesses dos seus eleitores, a comportar-se com civismo e dentro do respeito dos princípios da democracia que se quer ver em qualquer eleição pelo mundo fora.

Associaram-se a esta cerimónia os líderes religiosos das três mais importantes comunidades, a budista, a muçulmana e a católica, que falaram a fizeram ver os valores que devem nortear a conduta daqueles que têm por missão servir o povo e o país que os elegem e que representam.

A cerimónia foi testemunhada por muitos elementos do corpo diplomático acreditado na capital mostrando o interesse com que vai ser seguido o próximo acto eleitoral e foi apadrinhado pelo actual presidente do Senado e pelo secretário-geral da Comissão Nacional de Eleições que receberam, cada um, um livro contendo o código devidamente assinado pelos 18 partidos que se quiseram associar a este acto.

O código em si é uma simples manifestação de valores sem qualquer efeito vinculativo mas é ao mesmo tempo um elemento importante da sociedade civil em querer fazer ouvir os seus valores e por isso se saúda.
Ficam contudo algumas notas da cerimónia. Dos principais partidos dois dos mais importantes actuais parceiros da coligação no poder e mais do que certo membros de qualquer coligação futura, Bhum Jai Thai e Chart Thai Pattana, não se fizeram representar. À parte alguns partidos sem expressão, actual e muito provavelmente futura, nenhum partido se fez representar por uma figura de topo a nível de direcção. Dois dos partidos que assinaram o código criam algum sorriso cínico nas caras das pessoas. O Partido da Nova Política, o braço político do PAD-Amarelo, que advoga a não participação no acto eleitoral por um lado e o Matubhum o partido liderado pelo autor do golpe de estado de 2006 ou seja liderado por quem agiu contra o processo democrático.

Louve-se o Ajarn Gotham pelo seu continuado esforço em prol de uma Tailândia melhor e as esperanças de actos como o de hoje deixem sempre algumas raízes que ajudem a fazer crescer a Democracia.

Sem comentários: