quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Explosões e Investigações

Ontem explodiu no parque de automóveis da estação de Televisão estatal NBT uma granada lançada para o local por volta da 1.30 da tarde.

Causou estragos em alguns carros que se encontravam estacionados no local e mais nada.

A estação tem sido alvo de vários incidentes desde o tempo do PAD, quando foi invadida pela turba amarela e destruído o material de televisão, até recentemente quando a vermelhada teve semelhante actuação.

Como tem sido sempre uma estação "ao serviço do poder" este tipo de acções tem acontecido com regularidade pelo que se estranha que, e no momento em que o CRES tanto fala nos grandes dispêndios com a instalação de câmaras de vídeo vigilância por toda a cidade, que esta estação, pelo seu passado, não tenha ou não funcionem tais equipamentos. E digo isto porque mais uma vez a Polícia "anda em bolandas" com o(s) autor(es) do lançamento da granada.

Deste o fim dos acontecimentos de Abril/Maio que é a sexta vez que uma explosão acontece em Bangkok, com pelo menos um morto e dois feridos graves, para além de outros ligeiros, e ainda ninguém está preso ou pelo menos identificado como possível autor.

Logo após a explosão de ontem foi anunciado que a granada teria sido lançada da via rápida que fica perto do local mas sabe-se agora que esta estava fechada para a passagem de uma procissão de carros com membros da família real. Se assim tivesse sido só poderiam ter sido os próprios polícias que fizeram esse encerramento.

O Ministro do sector e o Comandante da Polícia Metropolitana visitaram o local e começaram de imediato a lançar conjecturas sobre os motivos e as possíveis formas de como a granada foi lançada sem grande base para a argumentação.

Por hábito os oficiais de investigação comentam em demasia os factos no momento e lançam para a comunicação social "pistas" sem contudo terem o cuidado de serem cuidadosos nas suas palavras.

Assim uma vez mais teremos rumores, acusações, desmentidos mas nenhumas certezas sobre o que se passou e quem cometeu o atentado, etc.

Para que servem então as palavras proferidas no fim da semana passada pelo Vice Primeiro-Ministro Suthep de que a polícia tinha reparado todas as câmaras de vídeo vigilância que teriam sido destruídas pelos vermelhos? Gastam-se milhões de baht sem proveito pois, ou o trabalho não foi feito, mas a factura apresentada, ou as câmaras estão apontadas sempre para sítios errados pois nunca conseguem detectar nada!

Sem comentários: