sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Água



As cheias continuam a ser o tema central na Tailândia.

A zona central do país está "debaixo de água" e o número de mortos ascende já a uma centena mas há também a registar um número não conhecido de desaparecidos.

Anuncia-se agora que o pior para Bangkok pode surgir no dia 8 de Novembro quando a maré no Golfo registar o seu ponto mais alto e entretanto as comunidades ribeirinhas vão se preparando algumas já com os pés bem dentro de água.

O pior contudo continua a ser a zona centro como referi com especial foco nas província de Lop Buri e de Auythya onde a água persiste em manter-se bem alta apesar da melhoria das condições climatéricas. Os solos estão tão saturados que as águas não conseguem ser absorvidas.

Há inúmeras povoações isoladas e nalgumas províncias os pontos secos transformaram-se em ilhas só acessíveis por helicóptero.

O povo tailandês continua a sua bonomia e como se pode ver nas imagens enfrenta as adversidades de uma forma tão natural e tão diferente daquilo que nós ocidentais o fazem.

Pode ver-se uma rapariga na sua casa meia inundada que não quer perder o seu programa de televisão e numa outra um residente enfrenta as águas para tentar apanhar peixes que vêm arrastados nas correntes. Note-se também a serenidade do monge ao enfrentar água quase pelo pescoço.


Sem comentários: