segunda-feira, 21 de junho de 2010

19 de Junho

No dia 19 de Junho "celebrou-se" um mês sobre os acontecimentos sangrentos e tristes que ensombraram a cidade de Bangkok e que puseram fim à manifestação da UDD com as consequências em perdas de vidas e bens que se conhece.

Continua sem se saber o que quer que seja sobre quem, como, e por que razão foram mortas tantas pessoas, na sua grande maíoria, civis indefesos, incluíndo alguns jornalistas estrangeiros, e foram destruidos ou danificados tantos edifícios. Muitos especulam mas verdades duras e cruas não existem.

Tarda em haver um inquérito e já ninguém acredita que a investigação que será levada a cabo (será?) por Kanit na Nakhon, venha a ver a luz do dia, como o mostram todas as sondagens que recentemente saíram onde mais de 50% dos inquiridos nela não acredita.

Como parte do "lembrar o dia 19" foi realizado, no Sábado, na Universidade de Thammasat um seminário onde falaram vários académicos que se mostraram fortes críticos do governo e da actuação das forças da ordem durante as operações que causaram as perdas que referi.

Deixo aqui o relato desse seminário conforme foi visto pelos jornalistas do The Nation, cuja leitura recomendo.

Uma curiosidade sobre esta data 19.

Foi no dia 19 de Setembro de 2006 que aconteceu o último golpe de estado. Foi no dia 19 de Setembro de 2009 que o Rei Bhumipol foi internado no hospital Siriraj, onde ainda se encontra já lá vão mais de 9 meses apesar de por duas vezes uma das suas filhas ter dito que o monarca estava bem de saúde e saíria em breve, e foi no dia 19 de Maio de 2010 que o governo decidiu avançar contra os manifestntes da UDD pondo fim à manifestação que durava desde 12 de Março terminando assim uma página triste da história da cidade e do país.

Sem comentários: