sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O Rei

Faz hoje 5 meses que Sua Majestade o Rei Bumiphol se encontra no Siriraj Hospital de onde saíu por três vezes.

Primeiro a 23 de Outubro para prestar homenagem ao seu avô o Rei Chulalongkorn, o Grande, e á sua falecida irmã, Princesa Galiany, posteriormente durante as festividades de Loy Khratong, para colocar o seu khratong a flutuar Chao Praya abaixo e mais tarde no dia do seu aniversário para falar aos dignatários e familia.

Também por três vezes recebeu no hospital altos funcionários ora para nomear os novos membros do Governo ora para dar posse aos novos Juízes dos Supremos Tribunais de Justiça e Admninistrativo.

Recentemente e durante as festividades do ano novo Chinês o Rei apareceu a uma das janelas do hospital, munido da sua tão famosa máquima fotográfica, para apreciar, e por certo fotografar, uma das suas grandes paixões, os eventos que podia observar.

A sua filha mais nova, Princesa Chulabhorn, já por duas vezes veio dizer que o monarca se encontrava bem e que saíria rápidamente do hospital.

Acontece que ainda ali se mantém mas nas vezes que apareceu o monarca não mostrava nenhum sintoma de maior debilidade, antes pelo contrário. Durante a recepção aos Juízes do Supremo Tribunal de Justiça fez um discurso de cerca de 10 minutos, sem nenhum apoio e mostrando claridade não só no que dizia como na expressão corporal.

Outro diz perguntava a uma pessoa, com acesso ao Palácio, a razão pela qual o Rei não regressava a casa já que via que tinha havido uma recuperação, não havia comunicados médicos sobre a sua saúde e por certo no Palácio teria todos os meios necessários para convalescer.

A resposta que obtive era a de que o Rei se sentia muito feliz em Siriraj, hospital fundado pelo seu pai, o Principe de Songkla, e da sua penthouse pode observar o rio, o templo do Buda esmeralda e todos outros maravilhosos edifícios que por ali se encontram.

A felicidade é um dos melhores remédios para as maleitas.

Sem comentários: