segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Manifestações


As manifestações de carácter político são parte do dia a dia tailandês desde há uns anos.

Durante o ano de 2008 o People’s Alliance for Democracy (camisas amarelas) manifestou-se durante 192 dias consecutivos e ocupou os aeroportos de Bangkok durante uma semana causando o verdadeiro caos com cerca de 400.000 turistas bloqueados na capital.

Depois, durante o ano de 2009, foi a vez da United front for Democracy against Ditactorship (os camisas vermelhos), estarem debaixo dos holofotes tendo-se manifestado multiplas vezes sendo que em Abril essas manifestações levaram quer ao cancelamento da cimeira da ASEAN (com a consequente perca de imagem por parte do país), quer a cenas de verdadeiro caos na cidade de Bangkok.

Esses dois incidentes mostraram a ambos os grupos que não era esta a forma de fazerem ver os seus pontos de vista já que a condenação popular de ambas acções foi clara e bem evidente em todas as sondagens levadas a cabo.

Os amarelos têm-se mantido calados e quietos já que o controlo da situação pelo governo de Abhisit lhes é favorável. Quem agora se evidencia são os vermelhos pois têm como objectivo “um estado Democrático não dominado pelas elites, que condenam, e que segundo eles controlam o sistema de poder”.

Devido à mancha com que ficaram desde os acontecimentos de Abril têm tentado fazer todas as manifestações de forma simples, não violentas e atacando aquilo que denominam o “double standard” existente no país onde uns poderiam fazer tudo o que quiserem e aos soutros tudo lhes está vedado.

Assim tem sido e inclusíve já conseguiram uma vitória importante quando forçaram que um conselheiro privado do Rei fosse obrigado a destruir a sua imponente casa de veraneio no Parque Nacional de Khao Yai e a devolver o terreno onde ela estava construída devido ao facto de ser uma reserva natural onde não era permitido fazer construções. Mesmo assim o General Surayuth não foi acusado de nada visto ter afirmado que “se violei a lei foi sem intenção de o fazer”, e assim não houve procedimento criminal. Será que isso irá criar um precedente jurisprudêncial?

Hoje contudo houve uma manifestação assaz diferente e bizarra.

Durante 3 horas e meia largas centenas de camionetas de carga e de turismo estacionaram numa das autoestradas de acesso a Bangkok, causando o caos no trânsito. A manifestação foi convocada pela Federação dos Operadores de Camionagem e manifestavam-se contra o facto de a Polícia da Estrada estar permanentemente a multar os condutores e a pedir largas somas ás empresas de camionagem, dizendo a Federação que em alguns casos chega a 250.000 dólares por mês, uma verdadeira exorbitância. Num país onde 94% dos inquiridos de um recente estudo levado a cabo em todo o país se mostram complacentes com a corrupção é interessante ver os outros 6% na rua.

Um facto é evidente. A agitação política dos últimos 4/5 anos, trazendo para a rua a discussão dos problemas tem alertado as consciências para muitas questões que dantes não vinham à superfície. É um longo processo de aprendizagem mas quando se aprende está-se sempre a evoluir.

A manifestação de hoje é um sinal da coragem dos seus autores e da capacidade de enfrentarem directamente uma força tão poderosa como a Polícia.

Sem comentários: