terça-feira, 13 de outubro de 2009

Terreno Instável

Politicamente o país está numa encruzilhada ou num marasmo como preferirem, visto o PM estar cada dia mais isolado, mas por outro lado ninguém o querer derrubar já que ninguém quer assumir a sua posição. os interesses individuais e dos grupos estão assegurados e assim Abhisit continua a gerir, a ter as dores de cabeça enquanto os outros têm os benefícios.

Ontem num almoço com um dos conselheiros do partido no poder ouvi mais uma vez a confirmação desse mesmo isolamento.

Hoje vem a lume que o suposto braço direito do PM, Suthep, confessou a um amigo, por certo para que esse viesse trazer o assunto para a praça pública, que o PM tinha atraiçoado a ele e ao já retirado ex Secretário-geral da Presidência, Niphom, ao teimar em nomear o General Prateep para o comando da Polícia.

Abhisit já não sabe como sair desta embrulhada em que se meteu e que é a muito leve ponta do grande icebergue que existe no Reino. Icebergue esse que, como muitos pelo Mundo fora, vai a pouco e pouco derretendo e fazendo com que as suas águas se tornem visíveis no exterior. Os ingleses têm uma palavra que ilustra de forma perfeita aquilo que quero transmitir. Leaks, é isso que vai acontecendo e que está a criar grande tensão na classe política tailandesa, fundamentalmente na classe urbana, dita civilizada.

Em contraste com essa luta de poder existente nos bastidores na capital, realizaram-se este fim-de-semana, um pouco por todo o pais, eleições para aquilo que podermos designar Juntas de Freguesias, os representantes mais perto do povo, e nem uma linha foi escrita sobre o assunto pelos jornais “eruditos” da capital.

Escreveram sim acerca da viagem que Abhisit fez a Ubon Ractchatani, saltando de povoação em povoação de helicóptero, mostrando a dificuldade que tem em "sentar-se á mesma mesa que o povo", para entregar alguns cheques a idosos por compensações devidas a lutas que têm há mais de 30 anos contra a construção de uma barragem.

Acontece que é a terceira tentativa que o PM faz, sempre junto de idosas em aldeias da província de Ubon, e das três vezes acaba por se sair mal. Da primeira a Grandma Nium morreu dias depois de ter sido visitada por Abhisit, Agora foi lembrado ao PM que durante a luta da Grandma Hai, que recebeu um cheque de cerca de 25.o000 Euros, houve vários governos Democratas que nada fizeram e a terceira Nong Yarak, neta da primeira, deu um anel ao PM que este vai ter de restituir visto já ter sido acusado de receber um presente que, pelo seu valor, viola as leis sobre ofertas a titulares de cargos públicos.

Dizia-me o meu amigo, que já referi, ao almoço: Abhisit é demasiado inglês (recorde-se que nasceu em Inglaterra e foi educado em Eton e Oxford) para ser PM na Tailândia e demasiado tailandês para ser PM em Inglaterra. Será por isso que ontem Abhisit recebeu o seu novo carro, um Range Rover blindado, feito no seu país natal?

Abhisit segue o seu caminho, só, embora amparado por todos, para que não tropece, enquanto os velhos políticos e o país, como aqui se relata, seguem fazendo as suas negociatas e mantendo inteiros os seus interesses que, se bem que possam parecer diferentes, são na realidade muito semelhantes.

Servirem-se a si e não servirem os outros.

Sem comentários: