sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Ainda o Chefe da Polícia


Uma nota mais sobre a novela das 8 – A Escolha do Chefe da Polícia.

Abhisit tem insistido sempre no "seu homem" General Pateep enquanto os outros membros que têm votado contra apostam no General Chumpol.

Actualmente ambos são Comandantes Adjuntos o que à partida os qualifica mas é necessário ver porque é que, essencialmente a corporação e aqueles que lhe estão mais perto, escolhe Chumpol.

Pateep é um homem do aparelho administrativo da Polícia familiarizado com as questões relacionadas com finanças e organização e afastado das aéreas de investigação e combate ao crime. Tem pouca experiência de funções de comando visível, ou seja na “frente de batalha”, e tem sido ao longo da sua longa carreira um homem de bastidores e um burocrata. É conhecida a sua ligação ao líder do PAD Sondhi L. fundamentalmente através da sua forte proximidade com o seu subordinado Chaliya Siri-amphankul parceiro regular daquele. Pateep não é reconhecido como um líder pelos seus colegas da área de investigação e isso tem sido repetidamente trazido a lume dentro da corporação.

Chumpol começou a sua carreira na luta contra o crime e na investigação e ganhou prestígio nesse sector e assim subiu na carreira. É visto como um líder e como um oficial capaz de cortar cerce nas investigações que estão a seu cargo. Tem um handicap. É da mesma classe de cadetes que Thaksin, recorde-se que o fugitivo ex PM é Polícia, embora também da mesma classe que o General Anupong, o que quer dizer que nem todos os membros da classe 10 são "thaksinistas".

Em resumo. De dentro da corporação Chumpol é o mais apreciado e só o empenho político de Abhisit faz de Pateep o único candidato que vai a votos mas que sai sempre derrotado.

Muitos perguntam-se porque Abhisit não avança com outros candidatos tirando da luta esta dualidade que só o prejudica. Para esses a razão é o PAD estar por detrás de Pateep e o facto de, até para mais atrapalhar Abhisit, nenhum outro membro da Comissão apresentar outro candidato.

O mais caricato é que se até ao dia 30 de Setembro não for encontrado o novo Comandante quem, de acordo com a lei vai ser nomeado é o General Priewpan Damapong, o primeiro na hierarquia, e por acaso cunhado de Thaksin Shinawatra.

Sem comentários: