quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Aniverssários


Ontem Barnhan Silpa-Archa, o líder, na sombra visto estar desqualificado do exercício de direitos políticos, do Charthai Pattana Party, fez 77 anos e foi aquilo que se chama uma grande festa de amigos.
Barnhan é chamado por muitos "a Enguia" e quando estava no Governo adicionavam algo chamando-lhe Pla Lai Sai Skate, a enguia que usa skates, ou seja ainda capaz de escapar mais facilmente de todos os que o querem agarrar o controlar, tal era a sua capacidade de se esquivar a todas as situações políticas embaraçosas. Os seus admiradores chamam-lhe "O Dragão" um bom nome associado á suas ascendência chinesa.

De todos os lados, sem excepção, vieram as flores, as visitas e os wai, o símbolo tailandes de saudação e de respeito ao mesmo tempo.

Abhisit, Suthep, Nevin, Prawit, Somchai (para quem já não se lembra o ex PM cunhado de Thaksin), Sudarat (a sempre aliada de Thaksin e a mulher mais poderosa da política tailandesa), etc, todos desfilaram em frente do velho líder entregando flores e prestando a sua homenagem.

Quem diria? Nevin
Na realidade se andarmos uns anos para trás veremos que todos, sem excepção, se encontraram e andaram de mão e braço dado em algum momento das suas carreiras política ou de negócios, o que para o velho sistema de partidos é a mesma coisa.

Para a semana teremos mais um aniversário o 89 do poderoso Presidente do Conselho Privado do Rei o General Prem Tisunalonda. É costume nesse dia o General abrir a sua casa para receber todos os que o queiram saudar nessa data festiva. Por certo que não será tão concorrida como o aniversário de Barnhan já que Prem é sem dúvida uma das figuras, como Thaksin, que atrai amores e ódios.

Curioso foi que no ano passado, e quebrando essa tradição de sempre, decidiu, dias antes, não abrir as portas de sua casa e logo se especulou sobre a informação preveligiada que teria recebido visto nesse mesmo dia 26 de Agosto de 2008 o PAD ter avançado para a ocupação da Government House de onde só saiu para as ocupações dos dois aeroportos da capital em finais de Novembro.

Sem comentários: